in ,

A ciência por trás do palito de fósforo

Você já deve ter usado em algum momento da sua vida um palito de fósforo. Atualmente nós temos os isqueiros que nós podemos carregar para todos os lugares. Antigamente, o palito de fósforo era feita através de uma reação e o principal material era a urina (o cheiro do laboratório deveria ser maravilhoso). Mas você já se perguntou o que ocorre no palito para que ele acenda?

O canal do youtube Reactions, sobre os cuidados da American Chemical Society, lançou um pequeno vídeo detalhando a cadeia de reações químicas que ocorrem nos segundos entre riscar um fósforo e a sua ignição de fogo completo, onde você pode acompanhar no link abaixo:

Claro, que o vídeo mostra a reação utilizando uma câmera super slow-motion para a filmagem. Assim, com a ajuda do vídeo acima, nós conseguimos ver alguns momentos ultra lentos e hipnóticos desta reação encantadora.

Autor: Cristian Reis Westphal
contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Cristian Reis Westphal

Estudante de Engenharia Química. Desde 2009 lidera o projeto Ciência e Astronomia, que compartilha informações nas áreas da ciência e astronomia. Trabalha com divulgação científica em escolas e disponibiliza telescópios para observações em praças.

O (des)gelo do Ártico

Como Trabalhar com Prevenção de Drogas nas Empresas