in ,

A Pedra do Índio Tibiriça – batizada pelo Cacique Robson Miguel

A Pedra do índio Tibiriça

O Brasil é o único país do mundo, que ainda guarda um pouco da tradição indígena.

Dizemos um pouco, pois pesquisadores e cientistas renomados, estimam que em 1500, quando os portugueses  aportaram , os índios aqui estavam há 7.000 anos …e somavam cerca de 7 milhões de indivíduos, restando hoje pouco mais de 370 mil.

Em 1906, o etnólogo alemão Kurt Unkel, viajou a pé por todo o Brasil por incríveis 40 anos, cadastrando naquela oportunidade 914 etnias. Registrou inclusive o período histórico que cada nação indígena teve  o seu primeiro contato com a civilização branca, nem sempre tão civilizada assim, como os números atuais nos mostram.

Portanto, buscando preservar esta história riquíssima, o Cacique Tukumbó Dyeguaká- Robson Miguel, um cacique urbano que lidera as 56 etnias restantes no Estado de São Paulo, com 63.789 cidadãos indígenas cadastrados, batizou a Pedra do Índio Tibiriça, no município de Ribeirão Pires.

Índío Tibiriça

Desta forma lança-se também a pedra fundamental para construção de uma “reserva urbana indígena”, afinal os povos indígenas, habitam a Terra de Pindorama Brasil há cerca de 7.500 anos.

Como uma espécie de tabelionatários da antiguidade,  registraram  os nomes dos rios que conhecemos e infelizmente degradamos, como Tietê, Paraná, Tamanduateí, Guapituba, Jurubatuba.

E lugares como Cumbica, Morumbi, Ibirapuera, Ipiranga, Guanabara, Ipanema.

Sendo assim, este período milenar de história necessita de preservação cultural … dos cânticos indígenas, suas tradições e idiomas próprios, afinal é o registro da nossa própria história.

Deste modo, assim como eles registraram para nós todos esses lugares espetaculares, cabe agora nossa retribuição com muito carinho, do registro da Pedra do Índio Tibiriça, figura e liderança histórica, que compôs o DNA da civilização brasileira, recebendo agora a nossa mais justa homenagem, inclusive em Cartório , como foto acima comprova.

Conheçam agora a Pedra do Índio Tibiriça.

Texto: Roberto Mangraviti
contato@sustentahabilidade.com.br

Outros vídeos da nossa produção do Programa Cultura Indígena:

http://sustentahabilidade.com.br/tibirica-um-fundador-de-sao-paulo/

http://sustentahabilidade.com.br/cultura-indigena-capitulo-27-curt-nimuendaju-unkel-um-alemao-que-virou-indio/

 

 

O que você acha?

Histórias do Tio Nini

“Histórias do Tio Nini ” – a História Antiga de forma descomplicada

Gestão Ambiental

Gestão Ambiental portuária, Ônus ou Oportunidade?