in ,

Aracnofobia versus Aracnofofura

Aracnofobia

Entendo que muitas pessoas possam ter receio ou medo de aranhas (aracnofobia), mas algumas pequenas têm o poder de arrancar sorrisos ao invés de gritos. Essas são as Salticidae, conhecidas como aranhas saltadoras ou papa-moscas.

Salticidae abrange mais de 5000 espécies distribuídas em mais de 500 gêneros sendo assim a família mais numerosa de aranhas. São pequenas, de varias cores e encontradas com facilidade na maior parte do planeta.

São excelentes caçadoras e extremamente ágeis. Realizando esquivas e saltos, que podem atingir em media 20 vezes seu comprimento, se alimentam de pequenos insetos como moscas. Mais um motivo para simpatizar com essas fofuras.

Sua formação ocular destaca um grande par de olhos frontais, fazendo com que essas aranhas tenham ampla visão ao redor, o que auxilia na hora de predar. Essa formação também faz com que tenham uma aparência mais amigável que outras parentes mais peludas por exemplo.

Como não vivem em teias, é mais comum encontrá-las saltitando por aí. Muito provavelmente você já encontrou várias delas, mas não é preciso ter medo. Essas fofas amigas colaboram para o equilíbrio da cadeia alimentar e realmente não oferecem o menor risco.

Caso encontre uma Salticidae depois de ler este artigo, mantenha a calma, observe seus pequenos movimentos e se encante com seus grandes olhos observadores.

 

Victória Sbervelieri Ojeda
contato@sustentahabilidade.com.br

 

Legenda da foto: Salticidae do gênero Frigga. Foto vencedora da 1ª Exposição Fotográfica “Biodiversidade” do IFSP Campus São Roque, por Guilherme Alexandre Soares.

O que você acha?

Escrito por Victória Sbervelieri Ojeda

Cursando Licenciatura em Ciências Biológicas no Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia de São Paulo, com interesses na área de Zoologia, com vivência no manejo e trato de animais silvestres.

Iêda Maria de Oliveira

Veículos Elétricos … Tecnologia de ponta no Brasil (Parte2)

Animal Pré-histórico

Animais que “deram as caras” depois da extinção dos dinossauros