in ,

China quer construir avião espacial que poderá transportar até 20 pessoas

Uma empresa apoiada pelo governo na China está trabalhando em um plano para fazer uma viagem tripulada para o espaço, relata o site New Scientist, podendo transportar até 20 pessoas.

O veículo está sendo projetado pela Academia Tecnológica Chinesa de Lançamento (CALT), em Pequim, que é amplamente conhecido por construir os mais bem sucedidos foguetes que a China tem usado para seus esforços espaciais.

E neste recente projeto, a ideia é construir um avião espacial reutilizável, sendo revelado no Congresso Internacional de Astronáutica (IAC), em Guadalajara, no México, na semana passada pelo cientista de foguetes Lui Haiquang do CALT.

Otimista, CALT diz que uma versão de teste do avião pode voar em dois anos, com o turismo espacial e lançamentos de satélites, ambos os olhos como metas. Os clientes pagantes poderiam voar a bordo num valor aproximado de $ 200.000 dólares, enquanto os pequenos satélites poderiam ser lançados em órbita.

O veículo – que utiliza metano líquido e oxigênio para o combustível – seria diferente dos outros, como a da Virgin Galactic SpaceShipTwo (que carrega oito pessoas. “O veículo vai decolar na vertical como um foguete sobre a pista automaticamente, sem qualquer intervenção humana”, disse Han Pengxin, o líder da equipe, ao New Scientist.

No momento, o avião só aparece para estar na fase de concepção, e tem ainda que ser construído e testado.

Texto: Cristian Reis Westphal
contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Cristian Reis Westphal

Estudante de Engenharia Química. Desde 2009 lidera o projeto Ciência e Astronomia, que compartilha informações nas áreas da ciência e astronomia. Trabalha com divulgação científica em escolas e disponibiliza telescópios para observações em praças.

Vem chegando o Verão …

Eva Todor – o diamante que ilumina a Cultura Brasileira