in ,

China quer reativar o maior avião do planeta

O Antonov An-225 ainda mantém o título de maior avião do mundo desde que foi concebido durante a Guerra Fria. Apenas uma vez foi construído, mas isso está prestes a mudar agora que a China está de olho nesta besta mecânica, com planos de comprar o seu próprio modelo novamente.

O Antonov Corporation, a empresa ucraniana que fabrica o avião, anunciou recentemente um acordo com a Aviation Industry Corporation of China para renovar a produção do avião. Ela irá começar a construir apenas um modelo do avião e entregá-lo para a China até 2021. Este será o segundo modelo do avião já construído.

O projeto está previsto para custar em torno de $500 milhões de dólares, de acordo com o site Reuters.

aviao_1

O AN-225 que pesa 225 toneladas, foi projetado na década de 1980 para o transporte aéreo de foguetes e a nave espacial Buran para a Agência Espacial Russa. O avião mede 84 metros de comprimento e tem uma envergadura de 88 metros, com seis motores turbofan. Este colosso aeroespacial tomou seu primeiro voo em 1988, mas passou a maior parte de sua vida agindo como um transporte de carga alugado.

Não existe ainda nenhum comunicado sobre para que o avião será utilizado na China ou mesmo quantos modelos eles planejam possuir. No entanto, o plano oferece muitas oportunidades para levantar e transportar grandes quantidades de carga, mesmo que seja para o uso militar, ou o uso aeroespacial.

Texto: Cristian Reis Westphal
contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Cristian Reis Westphal

Estudante de Engenharia Química. Desde 2009 lidera o projeto Ciência e Astronomia, que compartilha informações nas áreas da ciência e astronomia. Trabalha com divulgação científica em escolas e disponibiliza telescópios para observações em praças.

UTOPIA x REALIDADE

A eleição de Trump e o meio ambiente