A cidade alemã de Saerbeck, produz 200% da sua necessidade energética, através de fontes renováveis.
Localizada na região de Nordrhein-Westphalen, Saerbeck é um vilarejo rural com apenas 7.200 habitantes, e em 9 anos revolucionou sua política energética.
Segundo “ O Estado”, “ um parque de bioenergia produz a partir de turbinas eólicas, painéis solares e biogás da decomposição de resíduos. Casas e prédios colocaram tetos solares e um sistema central e integrado de aquecimento, movido com pallet de madeira, substituiu o uso de gás natural”.
O jornal visitou a cidade em meio à 23.ª Conferência do Clima da ONU, realizada em Bonn, que fica a duas horas de Saerbeck.
Esta mudança impressionante, teve início em 2008 quando “quando um concurso foi aberto na região em busca de projetos para desenvolver a Municipalidade Climática do Futuro.
A partir disto, Saerbeck preparou um plano de ação para zerar suas emissões de carbono até 2030, ganhando a competição.
Segundo o prefeito Wilfried Roos, o envolvimento da população foi fundamental , que partilhou os debates e segundo o líder o “O objetivo era fazer dos cidadãos parte do projeto.”
E para tal sucesso foi fundamental questionar a população se teria interesse em ter a própria casa transformada em uma produtora de energia e funcionar com maior eficiência energética.
Imediatamente 25% das famílias concordaram em participar e assim entre 2009 e 2014, 440 unidades fotovoltaicas foram instaladas no telhado de casas, e também de escolas e fazendas.
Somente as residências respondem por 26% da produção de energia local, ou o suficiente para 2 mil famílias.
Hospitais, igrejas e lojas foram gradativamente se engajando.
Paralelamente, turbinas eólicas foram adquiridas com o premio recebido pela cidade e instaladas num antigo campo de munição da 2.a Guerra desativado.
E assim comprova-se o velho dito popular “querer é poder “, especialmente para população de Saerbeck.
Texto: Roberto Mangraviti
contato@sustentahabilidade.com.br
Outros Textos do Autor
http://sustentahabilidade.com.br/grilos-percevejosalimentacao-do-futuro/
http://sustentahabilidade.com.br/producao-de-eolica-segue-crescendo-no-brasil/