Uma equipe da Universidade de Cornell está em uma busca épica espacial para enviar um pequeno satélite ao redor da Lua. E se isso não parece impressionante o suficiente, o satélite será alimentado por água.
A equipe, liderada pelo ex-chefe de tecnologia da NASA Mason Peck, está construindo uma pequena caixa compacta chamada CubeSat que usará seu sistema de propulsão à base de água para navegar no espaço. “O projeto tem o objetivo muito importante de demonstrar que você pode usar a água como um propulsor”, disse Peck em uma declaração.
O Cislunar Explorers, como a equipe é chamada, está competindo no Desafio Missão Cub, um dos desafios que a NASA cria para estudantes. Este ensaio tecnológico vai dar US $ 5,5 milhões para qualquer equipe que conseguir projetar, construir e entregar pequenos satélites capazes de entrar em órbita ao redor da Lua.
Para usar a água como um combustível, a equipe desenvolveu uma nova abordagem para a eletrólise, uma técnica que usa eletricidade para separar as moléculas de água. O hidrogênio e o oxigênio extraídos e basicamente é tudo que você precisa para fazer combustível de foguete.
Texto: Cristian Reis Westphal
contato@sustentahabilidade.com.br