in ,

Desmatamento Amazônia – estados e cidades “campeões “

O ranking do desmatamento, segundo resultado do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), está distribuído por 3 estados e por 10 cidades.

Conheça estes “campeões às avessas” que impactaram na destruição de 7.989 km2 de floresta amazônica, taxa recorde desde 2008.

 

 

Parte da explicação, encontra-se em interesses econômicos duvidosos, conforme parte 1 e 2 deste resumo da  publicação do IPAM.

Até porque num mundo globalizado, onde está se planejando viagens à Marte, fica difícil imaginar como não se consegue evitar a tempo esta loucura planetária chamada desmatamento com antecedência?

Anexamos abaixo, uma parágrafo da  Isto É de maio, que talvez explique parte desta realidade… “ Na calada da noite, o plenário da Câmara dos Deputados liberou a exploração de uma área de 5,9 mil quilômetros quadrados do Parque Nacional do Jamanxin, bem no coração da Amazônia, no Estado do Pará. Trata-se de um duro golpe à floresta, que já vem sendo devastada desde o início do governo Dilma Rousseff, após um período de queda no desflorestamento. A área, o equivalente a quatro vezes o tamanho da cidade de São Paulo, foi rebaixada da categoria de Floresta Nacional (Flona) para a de Área de Proteção Ambiental (APA).”

Imagem: Isto É

Texto: Roberto Mangraviti
contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Roberto Mangraviti

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Freelancer … uma nova profissão?

Dia Mundial do Meio Ambiente