De acordo com a organização internacional de pesquisa “Global Footprint Network”, no dia 01 de agosto de 2018 a população humana mundial terá esgotado o estoque de recursos naturais para todo o ano de 2018.
Este dia é chamado de “Dia da Sobrecarga da Terra” e marca a data em que o sistema de produção e consumo da humanidade utilizará todos os recursos oferecidos pela natureza para todo o ano, e começará a retirar do planeta mais do que ele pode oferecer. Isto significa que a população está utilizando a natureza de forma mais rápida do que o tempo que os recursos naturais do planeta têm para se regenerar.
O Dia da Sobrecarga da Terra em 2018 é o mais cedo desde 1970, ano em que o consumo dos recursos naturais passou a ocorrer acima da capacidade de regeneração da natureza. Em 1970 este dia foi 23 de dezembro.
Algumas consequências deste fato são: desmatamentos, poluição e escassez de água, erosão do solo, escassez de alimentos, acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera, e perda de biodiversidade.
Neste ritmo de produção e consumo, a estimativa é que a população necessite de 1,7 planetas Terra para atender suas demandas. Se não houver mudanças dessa situação, em 2050 serão necessários 2 planetas Terra.
A redução da emissão de dióxido de carbônico e o investimento em uma produção mais sustentável de alimentos poderia mover o Dia da Sobrecarga da Terra cerca de 90 dias adiante.
Texto: Lais Nunes
Imagem: WWF Brasil.
Referências: WWF Brasil, Ambiente Brasil, Revista IHU Unisinos, Pensamento Verde e Terra.
Outros textos da autora: