Durante a gravação de um documentário produzido pela emissora de televisão BBC, foi capturado a imagem de uma das menores serpentes do planeta, sendo descrito pela BBC como “magro como um espaguete e mais curto do que um lápis.”
Filmado na ilha caribenha de Martinica, com 10 centímetros de comprimento, a cobra passa boa parte de seu tempo sob o solo se protegendo de predadores – compreensível, dado o seu tamanho ridiculamente pequeno.
A competição por comida nesta ilha é incrivelmente feroz, e animais maiores caçam animais menores para a sua nutrição. Esta pequena cobra nunca seria capaz de manter-se com estas criaturas consideráveis, mas, felizmente, há uma fonte de alimento abundante que é o ideal para o seu tamanho: formigas e cupins.
Ela consegue entrar em ninhos e consegue devorar muitas delas em questão de segundos. Seu instinto prefere ir atrás de ovos de larvas, nos quais não tem meios de como se defender da predadora.
Existe uma grande possibilidade da Martinica ser realmente a menor cobra do planeta. Recentemente, era-se pensado para ganhar esse título a cobra fio Barbados, um primo evolucionário perto, o que pode caber em um penny americano quando enrolada.
A captura das imagens desse animal é muito difícil e complexo, dado o tamanho minúsculo do mesmo.
Texto: Cristian Reis Westphal
contati@sustentahabilidade.com.br.br