Nas últimas décadas, a sociedade tem experimentado inúmeras transformações, impactando diversas áreas tais como: ambientais, sociais, econômicas, políticas e culturais.
O impacto desse conjunto de variáveis é percebido na medida em que gera um processo acelerado de mudanças comportamentais nos seres humanos e, consequentemente, na dinâmica administrativa.
Corporações necessitam descobrir e desenvolver procedimentos adequados a esse fato e que possibilitem o envolvimento e comprometimento de seus membros, gerando um ambiente que alcance os objetivos desejados.
Tudo isso leva as organizações a repensarem o modelo de gestão a ser conduzido, e quais as consequências que isso gera na sua administração.
E da mesma forma que o homem passa por essas mudanças, as teorias administrativas também evoluem acompanhando as tendências.
Não podendo de deixar de citar a gestão da qualidade, segurança, meio ambiente e responsabilidade social (QSMS-RS) e sustentabilidade que são componentes de diversos pensamentos, escolas e organizações que estimulam importantes modificações na administração, e que consequentemente exercem influências no desempenho estrutural de trabalho.
O conceito da importância da gestão de QSMS-RS e Sustentabilidade começou a surgir por volta da década de 70 com conferências sobre meio ambiente, saúde ocupacional, segurança do trabalho e problemas sociais, atingindo a sua maior exposição sobre estes conceitos nos últimos anos.
A introdução da globalização na indústria, fez deste modelo de gestão uma arma para a vantagem competitiva, pena que poucos estão atentos para essa questão.
O estabelecimento da gestão de QSMS-RS e Sustentabilidade sem dúvida é resultado da constante pressão do mercado, no qual independentemente de onde se localizam as empresas.
Seus clientes exigem uma nova postura empresarial e seus concorrentes estão cada vez mais agressivos, não esquecendo que cada vez mais a mídia e a sociedade estão atentas não somente se limitando apenas ao mercado nacional.
Uma tomada de decisão ou atitude da alta direção não muito bem pensada e elaborada politicamente correta pode afetar pode ser um erro fatal estratégico, afetando a imagem da empresa de uma tal maneira.
Onde sua marca estará atrelada a este deslize para sempre e consequentemente pode significar o fim da organização.
Exemplos hoje temos vários infelizmente, pois estão na mídia constantemente, mas se pensarmos que grandes empresas a décadas atrás já fecharam pelo mesmo motivo.
Muitos continuam a não entender o conceito do que é gestão de lições aprendidas.
Não evoluímos, infelizmente.
Texto: Roberto Roche
contato@sustentahabilidade.com.br