in , ,

Desperdício “Zero” … cultura Mottainai do Japão.

Segundo estudo da Embrapa, somente no Brasil 41 mil toneladas de alimentos são jogados fora diariamente, o que daria para alimentar 25 milhões de pessoas. Diante de um cenário global, onde o planeta sofre com o aquecimento global com reflexos inegáveis na agricultura, os números apontados são a expressão de que precisamos mudar. Quando nos deparamos com um desafio de restrição de meios para a nossa existência e evolução, nos damos conta de quanto desperdiçamos.
Enquanto isso, no Japão a cultura do não desperdício é muito forte porque os japoneses aproveitam todos os recursos, dada as condições demográficas e geográficas. Portanto, naquele país é bem comum ouvir a expressão Mottainai. Na prática, Mottainai é usado quando alguém desperdiça algo, porém do mesmo modo que é impossível traduzir a expressão para o português, é igualmente implausível traduzir a verdadeira essência do Mottainai. É uma atitude expressa no aprendizado e reconhecimento do valor de todos os recursos disponíveis de forma a aproveitá-los com respeito e gratidão.

Dessa forma, é possível criar um novo comportamento diante de sua prática através da educação ambiental, redução de custos e aprimoramento do capital humano.

Atualmente, o Brasil enfrenta uma situação de crise econômica e política. No entanto, é uma excelente oportunidade para quebrar alguns paradigmas deixando velhos padrões mentais para trás. Usualmente, o mundo conjuga verbos como contratar, alugar, comprar, pagar, enriquecer, vencer sozinho, ter.   E de repente nos damos conta que não haverá recursos para todos. Portanto, esses verbos não nos servem mais. É preciso ampliar nossa visão, enxergarmos outros valores, adotando uma nova postura através de verbos como compartilhar, usar, identificar, engajar, ser.

E, finalmente, precisamos nos conscientizar de que cada atitude individual impacta no coletivo e, consequentemente, rever os nossos propósitos de vida, longe do consumo exagerado, como preconizava a indústria capitalista do século passado.

Esta é a proposta da coluna “Desperdício” que hoje iniciamos: ajudar o leitor a identificar os nossos desperdícios para uma vida mais sustentável.

Bem vindos ao Mottainai !

Autora: Tiemi Yamashita

contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Tiemi Yamashita

Palestrante e desenvolvedora do Mottainai, conceito da cultura japonêsa sobre redução do desperdício. Estrategista social atuando em Projetos da ONU, MTE e BID.

Comments

Loading…

0

O quão grande pode se tornar um tsunami?

acidente ambiental

Complacência MATA!