in , ,

ONG na Guatemala preservando araras

Arara

A ONG ARCAS reintroduziu as araras, espécie nativa e em extinção na Guatemala, e obteve 5% de crescimento de indivíduos.

Segundo entrevista à BBC Earth, o veterinário Fernando Martinez diretor da ONG, as aves eram vítimas da ação humana predatória através do comércio ilegal.

A ação de Martinez que desde 1994  é também o coordenador de um programa pioneiro de reprodução da arara vermelha, com filhotes recuperados do comércio ilegal, foi possível soltar animais recuperados no Parque Nacional de Sierra Lacandón, dez anos depois, quando o primeiro filhote nasceu em cativeiro.

Segundo Martinez “Ao vê-las voltar para o lugar a que pertenceram, voando livremente por causa do nosso trabalho, senti-me como se tivéssemos cumprido uma missão. Eu poderia ter me aposentado porque meu sonho se tornou realidade. Mas o sonho cresceu e quero vê-lo realizado mais uma vez”.

 

Texto Roberto Mangraviti

contato@sustentahabilidade.com.br

Imagem:Parque Nacional Sierra Lancadón

Outros Textos do Autor

Programa Quelônios da Amazônia … 3,5 milhões de nascimentos.

O que você acha?

Escrito por Roberto Mangraviti

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Consultório Médico: 19 de Maio – Dia de Combate à Cefaleia- Parte 2

Consultório Médico: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.