in ,

“Veja” fala sobre “avanço” em Stanford … mas o Brasil está na frente e ninguém sabe!

Veja, Hidrogênio, Combistível e Sustentahabilidade

O site da Veja apresentou um matéria sobre a utilização do hidrogênio com combustível, segundo estudo  da Universidade de Stanford (EUA), quando poderia filmar um brasileiro na cidade de Itu ( São Paulo) a 100 km de seus escritórios.

A utilização de hidrogênio como combustível, está sendo estudada em várias partes do Planeta.

O objetivo é substituir a queima de derivados de petróleo, que contribui para incidência da poluição (gerando CO2) e consequentemente o aquecimento global.

Um recente estudo da USP publicado em julho, aponta metade da poluição do ar em São Paulo, se deve às emissões por parte de caminhões e ônibus.

Quanto ao hidrogênio, quando queimado, libera grandes quantidades de energia, sendo o combustível utilizado pela NASA, dada o potência gerada na combustão.

Segundo alguns especialistas, existe um obstáculo para o emprego amplo desse gás como fonte de energia, pois segundo o site  Veja,  obtê-lo em quantidades suficientes para queimar é complicado.

A citada página informa que “ Até agora, o método usado para esse fim está relacionado a uma tecnologia que envolve eletricidade, água e metais preciosos, como a platina. Por serem raros, esses materiais são caros, o que torna o procedimento financeiramente inviável em uma escala mundial.

O texto segue informando que foi publicado um estudo que pode alterar esse cenário. Um aluno da Universidade Stanford, dos Estados Unidos, desenvolveu uma forma de sintetizar hidrogênio que não exige esses metais valiosos.

Contudo o que sabemos com certeza no Brasil, é que desenvolvemos tecnologia barata, e que proporciona a quebra da molécula da água ( H₂0), liberando o hidrogênio para os motores, bem antes que Stanford.

O Portal SustentaHabilidade, produziu uma matéria especial em 2015, com  o inventor Ricardo Azevedo, que desenvolveu esta espetacular tecnologia, e o internauta  pode assistir acessando o link abaixo e tampouco visitar Stanford

Texto: Roberto Mangraviti
contato@sustentahabilidade.com.br

 

http://sustentahabilidade.com.br/moto-movida-a-agua-ate-do-tiete-acorda-brasil/

 

O que você acha?

Escrito por Roberto Mangraviti

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

pesca

O impacto da indústria da Pesca (2)

Protetor Solar e o Havaí

Havaí irá banir protetores solares e segue rumo sustentável.