No passado recente, quando se perguntava a uma pessoa de meia idade, “o que você faria se voltasse no tempo?” … grande parte delas respondia de bate pronto: faria tudo igual novamente.
Esta resposta “padrão”, gerava uma sensação de certeza no dever cumprido do indivíduo na sua dura jornada da vida… e com louvor !
Mas nos dias de hoje, não é bem assim.
Esta resposta é interpretada de forma a subentender que a pessoa questionada não admite erros, ao invés de ter a certeza nos acertos.
Excluindo o Sgt. Pepper’s (*), o único cinquentão insuperável, todo resto foi atropelado pelo século XXI.
Portanto, repetir uma trajetória ou manter-se numa mesma linha de raciocínio, é quase um suicídio nos dias de hoje.
A comprovar esta tese suicida, enumeramos abaixo produtos e serviços que sumiram ou estão sumindo do mapa … e com eles talvez seus defensores.
Estes 21 motivos empresariais, serve de alerta para desconfiarmos do sentimento do “imutável” … pois serve para as empresas … e porque não, também para as pessoas.
1) O Mp3 faliu as gravadoras;
2) O Netflix faliu as locadoras;
3) O Booking complicou as agências de turismo;
4) O Google faliu a Listel, Páginas Amarelas e as enciclopédias;
5) O Airbnb está complicando os hotéis;
6) O Whatsapp está complicando as operadoras de telefonia;
7) As mídias sociais estão complicando os veículos de comunicação;
8) O Uber está complicando os taxistas;
9) A OLX acabou com os classificados de jornal;
10) O Smartphone acabou com as revelações fotográficas e com as câmeras amadoras;
11) O Zip Car está complicando as locadoras de veículos;
12) A Tesla está complicando a vida das montadoras de automóveis;
13) O e-mail e a má gestão complicou os Correios;
14) O Waze acabou com o GPS;
15) O Quinto Andar está acabando com as imobiliárias que intermediam aluguéis;
16) O Original e o Nubank ameaçam o sistema bancário tradicional;
17) A “nuvem” complicou a vida dos “pen drive”;
18) O Youtube complica a vida das tvs. Adolescentes não assistem mais canais abertos;
19) O Facebook complicou a vida dos portais de conteúdo;
20) O Coaching mudou a forma de aprender, pensar e agir, levando a um novo modelo mental, gerando resultados extraordinários em um curto espaço de tempo nas organizações.
21) O Tinder e similares complicando baladas e “similares”;22…23…
E você caro leitor, estacionou seu modo de pensar em que século?
Texto: Roberto Mangraviti
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(*)Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band é o HYPERLINK “https://pt.wikipedia.org/wiki/Discografia_de_The_Beatles” \o “Discografia de The Beatles” oitavo HYPERLINK “https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81lbum_de_est%C3%BAdio” \o “Álbum de estúdio” álbum de estúdio da HYPERLINK “https://pt.wikipedia.org/wiki/Banda_musical” \o “Banda musical” banda HYPERLINK “https://pt.wikipedia.org/wiki/Brit%C3%A2nica” \o “Britânica” britânica de HYPERLINK “https://pt.wikipedia.org/wiki/Rock” \o “Rock” rock HYPERLINK “https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Beatles” \o “The Beatles” The Beatles. Lançado a 26 de maio de 1967 no HYPERLINK “https://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_Unido” \o “Reino Unido” Reino Unido e a 2 de junho nos HYPERLINK “https://pt.wikipedia.org/wiki/Estados_Unidos” \o “Estados Unidos” Estados Unidos, HYPERLINK “https://pt.wikipedia.org/wiki/Sgt._Pepper%27s_Lonely_Hearts_Club_Band” \l “cite_note-2” [nb 1] tornou-se imediatamente um enorme sucesso comercial e crítico, permanecendo durante 27 semanas no topo das tabelas de álbuns do Reino Unido e 15 semanas na primeira posição nos Estados Unidos. Na altura em que foi lançado, o álbum foi louvado pela vasta maioria dos críticos pela sua inovação na produção musical, escrita e design gráfico, e por criar uma ponte que divide a HYPERLINK “https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_popular” \o “Música popular” musica popular e a HYPERLINK “https://pt.wikipedia.org/wiki/Alta_cultura” \o “Alta cultura” arte legitima, bem como dar uma representação musical da HYPERLINK “https://pt.wikipedia.org/wiki/Baby_boomer” \o “Baby boomer” geração do seu tempo e a HYPERLINK “https://pt.wikipedia.org/wiki/Contracultura_da_d%C3%A9cada_de_1960” \o “Contracultura da década de 1960” contra-cultura contemporânea. A revista HYPERLINK “https://pt.wikipedia.org/wiki/Time_(revista)” \o “Time (revista)” Time o considerou “uma evolução histórica no progresso da música” e a HYPERLINK “https://pt.wikipedia.org/wiki/New_Statesman” \o “New Statesman” New Statesman elogiou a sua elevação da HYPERLINK “https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_pop” \o “Música pop” música pop ao nível de arte. HYPERLINK “https://pt.wikipedia.org/wiki/Sgt._Pepper%27s_Lonely_Hearts_Club_Band” \l “cite_note-FOOTNOTESpitz2005697-3” [2] O trabalho conquistou quatro HYPERLINK “https://pt.wikipedia.org/wiki/Grammy_Award” \o “Grammy Award” Prêmios Grammy em 1968, incluindo a categoria HYPERLINK “https://pt.wikipedia.org/wiki/Grammy_Award_para_Album_of_the_Year” \o “Grammy Award para Album of the Year” Álbum do Ano, o primeiro HYPERLINK “https://pt.wikipedia.org/wiki/LP” \o “LP” LP de rock a receber tal honra.