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A cidadania empresarial e as críticas à João Dória.

Andrew Savitz, autor do belíssimo livro “Triple Bottom Line” , destaca a importância do empresariado em engajar-se em ações de cidadania empresarial com o olhar no tripé: resultados econômicos, responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.

A edição brasileira do livro de Savitz, com o nome de “ A Empresa Sustentável” apresenta o subtítulo “O verdadeiro sucesso é o lucro com responsabilidade social”, e defende claramente a postura de empresas que contribuam para uma sociedade melhor… e foi escrito há quase duas décadas.

Philip Kotler, celebrado com um dos maiores consultores do mundo, com palestras que custam cerca de US$ 100 mil, em seu magnífico livro ”Marketing 3.0” subtitulado na versão brasileira ”As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano”, esclarece em sua obra (vide abaixo Quadro I), os modelos de marketing em tempos de responsabilidade social empresarial.

Mas no Brasil, João Doria, prefeito de São Paulo, atraindo os grandes Hospitais como Sírio Libanês, Einstein, Oswaldo Cruz, para atender a população, numa ação de marketing que interessam essas entidades, é acusado por ignorantes como um “fazedor de marketing” irresponsável que nada agrega para população. Mesmo que em 60 dias tenha reduzido uma fila de 450 mil pessoas que há 1 ano aguardava por exame médicos, para cerca de 100 mil atualmente, com expectativa de zerar nos próximos 30 dias.

Ainda fez mais, associou a cidade de São Paulo com grandes marcas como Mitsubishi Motors para controle de trânsito, e redes de farmácias como Drogasil, Droga Raia para cooperação na distribuição de remédios, com absoluto sucesso logístico.

Tudo isto, amparado em premissas praticadas e desenvolvidas por homens brilhantes como Kotler há 20 anos, mas que para o Brasil, não serve AINDA hoje em dia.

O pior de tudo isto, é que as pessoas que postam estas tolices no Facebook, são cidadãos com nível de estudo muito acima da média nacional, na maioria dos casos com cursos em universidades de ponta no país.

Enfim, se João Doria estivesse “fazendo marketing” com falsidade ideológica, seria caso de polícia, e os números aí estão para comprovar a verdade dos fatos.

Os fatos nos levam a concluir portanto que Doria está de fato “fazendo marketing” … e muito bem feito, alinhado com grandes pensadores sob os princípios de sustentabilidade, responsabilidade social corporativa e cidadania empresarial.

Quem ainda não percebeu isto, precisa estudar Kotler, Savitz, Drucker, etc …etc … estando 20 anos atrasados no tempo.

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Texto: Roberto Mangraviti
contato@sustentahabilidade.com.br

Notas do Editor:

Philip Kotler (Chicago 1931) é economista, professor e consultor com mestrado na Universidade de Chicago e Phd no Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) e pós doutorado em Harvard.
Foi selecionado em 2005 como o quarto maior guru de negócios pelo Financial Times (atrás de Jack Welch, Bill Gates e Peter Drucker) e foi considerado pelo Management Centre Europe “o maior dos especialistas na prática do marketing”.
Em 2008, o Wall Street Journal o listou como a sexta pessoa mais influente no mundo dos negócios.
Kotler já prestou consultoria a grandes empresas, como IBM, Michelin, Bank of America, General Eletric, Motorola, entre algumas, nas áreas de estratégia de marketing, planejamento e organização e marketing internacional.

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Escrito por Roberto Mangraviti

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

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