in ,

Ações preventivas e pronta resposta para as emergências ambientais.

Prevenção e Cura

Prevenção, segundo o dicionário, significa ato ou efeito de prevenir-se, ou seja, fazer ou ver antes.

Pensando desta forma, qualquer intervenção preventiva é aquela que tenta antever e realizar ações para evitar possíveis situações prejudiciais neste caso, a impactos ambientais.

Independente da atividade econômica exercida, toda organização em sua gestão de QSMS-RS e Sustentabilidade deveria ter uma equipe treinada para estes eventos e com um mínimo de equipamento necessário para o pronto atendimento, fundamentado em um estudo de análise risco.

Empresas de logística independente do modal, estaleiros, portos, terminais e claro a indústria do óleo e gás, o cuidado a prevenção deve ser observado 24hs sem descanso.

Meu primeiro combate a uma emergência ambiental foi em uma plataforma no mar do Norte.

Para variar, o tempo não ajudava nem um pouco, não sabia por onde começar era muito novo e meus líderes não tinham muita paciência ainda mais sendo domínio da situação e como me chamavam na época “College boy” (menino de faculdade, termo pejorativo para filhinho de papai).

No meio do desespero total da situação, perguntei onde estava o procedimento e instruções, e para que! levei uma tremenda bronca e colocara-me em uma função que não perturbasse muito e pude observar os fatos.

Resumindo a história:

Sem um líder experiente, sem um bom treinamento e sem procedimento, esqueça.

Não vai funcionar!!! Só resta chorar sobre o óleo derramado.

Entre outras ações como, ter uma equipe treinada que faça parte do QSMS-RS se tornam ineficazes, sem o efeito esperado.

Na ânsia de prevenir, atropelam alguns critérios importantes e, por fim, acabam investindo muito dinheiro e obtendo pouco resultado na hora do atendimento ao acidente.

E como fazer?

Inicialmente, qualquer empresa que queira realmente melhorar a gestão de prevenção e pronta resposta deve estar aberta a ouvir o que uma auditoria ambiental e análise de risco falam a respeito da real situação da empresa durante todos os processos da entrega ou recebimento do serviço ou do produto.

Para um trabalho de prevenção eficaz, deve ser feito um estudo das condições do fluxo de processo e sua possível interação com meio ambiente, considerando fatores que, em geral, levam a problemas de grande impacto ao meio ambiente.

Depois de todo este levantamento e análise, deve-se agir como num jogo de xadrez: primeiro, tente eliminar os fatores de risco e, caso isso não seja possível, proteger as etapas do processo desses problemas.

Isso pode ser feito, muitas vezes, com o uso de equipamentos mais adequados, orientações de forma de trabalho e fornecendo ao funcionário recursos de proteção direcionada.

Após essas ações, deve-se investir num mecanismo de defesa e preparo para a função, adaptando todo o posto de trabalho e o indivíduo.

Em geral, o trabalho é realizado para anular os fatores já citados e só após isso começa o investimento em programas de atividades físicas que visam prevenir.

Um programa bem feito e aplicado na hora certa premia com grande êxito toda a intervenção preventiva, elevando, e muito, a qualidade ambiental, a produtividade da empresa e também sua imagem perante a comunidade e o mercado, atraindo bons colaboradores e negócios.

A organização que quiser estar com segurança a respeito a medidas de contingência e emergência a acidentes ambientais no seu fluxo de processos, com bons índices de produtividade e com investimentos válidos nesta área deverá começar por conhecer a si mesma.

É preciso entender todas as necessidades, e por fim, direcionar seus esforços seguindo critérios confiáveis e guiados por bons profissionais da área de gestão de QSMS-RS e emergências envolvidas em todo este processo.

 

Texto: Roberto Roche
contato@sustentahabilidade.com.br

Outros Textos do Autor:

Prevenção de Acidentes em Portos e Estaleiros

Imagem: Linkedin

O que você acha?

Escrito por Roberto Roche

Desenvolvedor de estratégias, nas áreas de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social com pós-doutorado na Aberdeen University (RU), MBA em Harvard (EUA), PhD em UCLA(EUA), MSc/ (EUA) e BSc /UFRJ.

Vidas Passadas dos Animais

Terapias de Vidas Passadas … em animais.

A Mulher e o Álcool

A mulher e o álcool, do prazer ao estigma.