Antônio Ermírio de Moraes (1928-2014), foi o maior comunista brasileiro. Sócio-fundador do Partidão (antigo Partido Comunista), militou na guerrilha nos anos 60, combateu os militares assaltando bancos e invadindo hospitais para libertar pessoas aprisionadas.
Espera aí … Está me achando louco ? Vamos brincar de Falso ou Verdadeiro ?
- Sócio-fundador do Antigo Partidão: Verdade.
Ora, o Engenheiro Antônio Ermírio, foi um dos maiores empregadores deste país, pagando em dia, sem atrasar um segundo os vencimentos de seus operários e funcionários(*). Se considerarmos que os partidos comunistas em qualquer lugar do mundo, tem por princípio gerar empregos, especialmente para população de baixa renda, pagando em dia e conforme manda a lei … Antônio Ermírio é o “sócio-fundador” desta ideologia.
- Militou na Guerrilha: Verdade.
Sempre produziu suas próprias usinas hidrelétricas, por conta e risco, sem depender portanto do Kilowhatt bancado pelo Estado, e gerando excedente de energia num país sempre submerso em blackouts, ou seja numa verdadeira “guerrilha energética” para achar o básico para sobrevivência, problema por sinal até hoje insolúvel no Brasil. Ainda mais … foi o primeiro colunista (na Folha de São Paulo) a falar há 40 anos passados, sobre economia de água, e da necessidade de novos hábitos de higiene e utilização de vasos sanitários inteligentes. - Assaltou Bancos: Verdade
Suas obras, construindo Hospitais, Hidrelétricas etc … tinham apoio de Bancos que foram “assaltados” e “obrigados” a disponibilizar valores exorbitantes em investimentos, nas áreas da saúde pública e infraestrutura. Fizeram isto a contragosto num primeiro momento, somente se recuperando ao receberem de volta o capital emprestado religiosamente em dia, com juros (mais a famigerada correção monetária), valorizando assim as ações das empresas envolvidas, inclusive do seu próprio Banco, que era um dos agentes financeiros.
- Invadiu Hospitais: Verdade .
A Beneficência Portuguesa, um dos maiores Hospitais do Brasil, foi “invadida” pelo modelo de gestão do Dr. Antônio, como era carinhosamente reconhecido. Este grande socialista, partilhou diária, gratuita e voluntariamente, por cerca de 50 anos, seus conhecimentos como Presidente Conselho Consultivo da entidade. Para tal difícil missão, chegava britanicamente às 6:00 horas da manhã, pois, se fazia necessário extremo rigor para atendimento aos pobres e desamparados, pois 70% do atendimento é ligado ao SUS ( Sistema Único de Saúde) ou seja, quase de graça. Sim de graça, pois o reembolso da tabela do SUS aos hospitais privados é de R$ 10,00 para consulta médica ambulatorial e R$ 9,20 para tratamento de Acidente Cardiovascular(**). Se considerarmos esta insignificância de valores, o Hospital sobrevive portanto exclusivamente com os 30% de receita pagos, a preço de mercado. Uma competência que não se vê em nenhum hospital do governo, pois lá de forma ditatorial, Antônio Ermírio não permitia desvios de verbas ou superfaturamento.
Enfim, era este GRANDE HOMEM um revolucionário, idealista bolivariano e “comuna” da melhor espécie, ou não?
(*) Atualmente temos de 11,4 milhões de desempregados, o governador do Rio de Janeiro decretou estado de calamidade e o Rio Grande do Sul, atrasa salários de operários e professores também. Além do mais, o Estado do Rio de Janeiro desconta os empréstimos feito aos servidores públicos e não repassa ao Bancos, permitindo que um cidadão com seus pagamentos em dia, tenha seu nome na lista, indevidamente, de inadimplentes, quando inadimplente é o Estado que se apropriou dos valores.
(**) Segundo Conselho Regional de Medicina- Tabela SUS 2015
Foto: www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/08/1505401-leia-a-ultima-entrevista-de-antonio-ermirio-a-folha
Autor: Roberto Mangraviti
contato@sustentahabilidade.com.br