in ,

BioBlitz: a Biologia ao alcance de todos

O que é BioBlitz?

O termo “BioBlitz” foi usado pela primeira vez pela naturalista e funcionária do Serviço Nacional de Parques Americanos, Susan Rudy. O primeiro BioBlitz aconteceu no “Kenilworth Aquatic Gardens”, Washington D.C., Estados Unidos, em 1996. Aproximadamente 1.000 espécies foram identificadas nesse primeiro evento. A primeira contagem da biodiversidade foi organizada por Sam Droege (USGS) e Dan Roddy (NPS) com a ajuda de outros cientistas de órgãos governamentais. Desde o sucesso do primeiro BioBlitz, muitas organizações ao redor do mundo repetiram este conceito.

BioBlitz é um evento que tem como objetivo encontrar e identificar o maior número possível de espécies numa área específica ao longo de um curto período de tempo (24 horas). Na BioBlitz, cientistas, famílias, estudantes, professores e outros membros da comunidade trabalham em conjunto para obter uma contagem global das plantas, animais, fungos e outros organismos que vivem em um lugar. Portanto, é um evento que integra a comunidade científica e não científica (crianças, adolescentes e adultos), com o objetivo de estimular interesse do público pela biodiversidade. Para incentivar mais a participação do público, as BioBlitz muitas vezes são realizadas em parques urbanos ou reservas naturais perto de cidades.

O evento inclui atividades como: caminhada matinal com um guia à procura e identificação de aves; observação de peixes; preparação de armadilhas e placas para detectar as pegadas e presença de mamíferos; identificação de árvores; coleta de insetos, busca e identificação de borboletas e procura de répteis (lagartos, tartarugas e cobras).

Onde acontece?

De 2006 a 2016, National Geographic Society e a US National Park Service fizeram uma parceria para realizar Bioblitz em um Parque Nacional a cada ano nos Estados Unidos em diferentes estados. Mas este evento também acontece em outros países, como: Austrália, Canada, China, Irlanda, Israel, Malásia, Nova Zelândia, Portugal, Espanha, Suécia, Taiwan, Trindade e Tobago, Reino Unido.

O evento reportado aqui ocorreu entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro de 2016 em Lake Texoma no estado de Oklahoma nos EUA.

bioblitz1

bioblitz3

Fotos: Karen Castillioni

 

BioBlitz no Brasil?

Este evento ocorreu pela primeira vez na Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Jaboticabal em 2013. O campus oferece uma área natural e preservada, onde foi iniciada a BioBlitz Brasileiro. Neste site, você encontra mais detalhes sobre o evento: http://www.funep.org.br/noticia.php?idnoticia=83

 

Referências:

http://nationalgeographic.org/projects/bioblitz/

http://www.funep.org.br/noticia.php?idnoticia=83

http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,623794,Unesp_realiza_I_BioBlitz_da_America_Latina,623794,2.htm

https://en.wikipedia.org/wiki/BioBlitz

 

Autora: Karen P Castillioni
contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Karen P Castillioni

Bióloga com Mestrado em Botânica pela UNESP.Desenvolvedora de estudos ligados à ecologia, conservação, sustentabilidade e impactos das alterações climáticas.

Programa Cultura Indígena – A emancipação das indígenas desde 1500- Capítulo 6

Partituras desenvolvidas para dislexos – O Método “Lissoni”.