in ,

Biosolvit é ganhadora do Virtual South Summit de Sustentabilidade

Biosolvit

A startup, que atua com biotecnologia e é investida do BMG UpTech, venceu o torneio de inovação com uma solução para preservação da flora e dos oceanos.

A Biosolvit é uma startup com foco em biotecnologia, que utiliza fontes renováveis de matéria-prima para criar soluções para a preservação ambiental. No início do mês, a empresa conquistou mais um importante reconhecimento da qualidade e eficiência de seu produto. Foi a vencedora do Virtual South Summit de Sustentabilidade, o quarto encontro digital, organizado pela South Summit e pela IE University. Agora disputará a etapa final do South Summit 2020, entre os dias 6 e 8 de outubro.

O projeto ganhador permite proteger a flora e os oceanos, por meio de um absorvedor natural do petróleo e seus derivados e do reaproveitamento do material coletado na água com enorme eficiência. Trata-se da única tecnologia no mundo que possibilita a reutilização de mais de 95% do óleo absorvido. A seleção aconteceu entre mais de 180 soluções apresentadas, com foco, principalmente, em gestão de resíduos e reciclagem, impactos sociais, tecnologia verde e limpa e mobilidade urbana. Para a classificação, os jurados levaram em conta a inovação apresentada pelo produto, sua escalabilidade, a equipe de profissionais envolvida e a possibilidade de atração de investimentos.

O CEO e fundador da Biosolvit, Guilhermo Queiroz, comemora o resultado. “É muito gratificante essa valorização dentro do ecossistema mundial de inovação. Nosso propósito é sempre inovar. Acreditamos que soluções inovadoras, provenientes de fontes renováveis, são capazes de minimizar os graves problemas ambientais. E a atual pandemia, enfrentada por todo o mundo, reforçou ainda mais a importância da sustentabilidade e do uso de tecnologias inovadoras nessa área”, destaca.

No mercado desde 2014, a Biosolvit atua com biotecnologia aplicada ao desenvolvimento de novos materiais, criando soluções ecológicas e sustentáveis para problemas ambientais, a partir de fontes renováveis. Utiliza biomassa descartada ou dejetos industriais para criar produtos que aliam sustentabilidade e viabilidade econômica. A empresa foi uma das cinco finalistas do programa Conecta, desenvolvido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o BMG UpTech, ao longo de 2018. Atualmente a startup expande seus negócios, de forma consistente, na América Latina, América do Norte e Europa.

O que você acha?

Escrito por Roberto Mangraviti

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Empreendedores universitários em Pirassununga

Empreendedores universitários em Pirassununga – Engenharia de Biosistemas

Energia Solar em Minas Gerais

“Fazenda” Solar em MG