in , ,

Carros Elétricos … Um novo Mercado no Mundo!

Os carros elétricos ou “verdes”, começam a ganhar espaço no mercado mundial. Mesmo que haja um percentual ainda pequeno em relação a frota movida a combustível fóssil ou álcool, é inegável que algumas barreiras estão sendo rompidas.

Nos EUA, a Tesla (fabricante exclusiva de elétricos) disponibiliza alguns postos de reabastecimento free para incentivar o consumidor.

Já a Noruega, apresenta imposto zero e estacionamento liberado para estes veículos. Isto fez o pais comercializar 8.112 unidades de elétricos, somente no primeiro trimestre de 2015, representando 22,9% das vendas totais de automóveis. Este número significa um crescimento de vendas de 40,5% sobre o período anterior. Outro destaque foi a China, que apresentou o maior acréscimo de venda sobre o período anterior (744,9 %), com 12.555 unidades comercializadas, mas o percentual de venda sobre total de veículos ( elétricos+convencionais)  ainda é baixo (0,3%).

CarrosEletricos2

Percebe-se portanto um crescimento paulatino e contínuo deste mercado que apresenta uma nova “pegada”, tanto da  indústria quanto do consumidor, mundo afora, com relação aos carros elétricos.

Em nosso país, o ritmo não é o mesmo, e há fatores importantes, além do preço, que impactam na baixa comercialização. Mesmo tendo o Brasil zerado a alíquota do imposto de importação sobre os elétricos em meados de outubro último, dificilmente estes veículos ganharão espaço a médio prazo. Inicialmente porque não há tantos pontos de recarga como em outros países para estes veículos. Além do que, não há interesse em sobrecarregar ainda mais a rede elétrica, adicionando outro “equipamento” de consumo, para nossa escassa produção energética. Tanto que segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, o país conta com apenas de 3 mil veículos elétricos e híbridos circulando pelas ruas. Ou seja, o total da nossa frota representa 37% das vendas somente do primeiro trimestre da Noruega, e 52% da Holanda, países que apresentam os maiores percentuais de comercialização. Para uma frota nacional de 90 milhões de veículos tradicionais, temos uma longa jornada pela frente.

Autor: Roberto Mangraviti

contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Roberto Mangraviti

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Fontes Energéticas, o Brasil e o futuro.

Costa Rica … boas notícias de 2015.