in , ,

Evidências mostram origem de vida humana no Sul da Austrália

A caverna da Austrália do Sul é um monumento geológico natural e que se destaca entre os cumes circundantes. Ele está localizado em uma posição estratégica, elevado acima da paisagem local, dando-lhe uma visão dominante de um desfiladeiro.

Ele fornece uma boa proteção contra o calor e o frio extremo, e os aborígenes, sem dúvida, foram naturalmente atraídos para o local através da história do país.

A partir das evidências que se tem encontrado até agora, publicado na revista Nature deste mês, parece que a espécie voltou várias vezes para usar o espaço ao longo de muitas gerações já a partir de 49.000 anos atrás. Teria sido um lugar de importância cultural local dado o aspecto visual da própria caverna.

Este não foi o primeiro local a ser examinado em busca de evidências da existência humana no início da região central da Austrália.

Já foram investigados inúmeros locais abertos (próximos às margens de riachos), entretanto não poderiam realmente ter uma sequência bem estratificada ou um depósito intacto bom o suficiente para fins de escavação.

A caverna Warratyi é especial porque tem esta estrutura incrível, intacta, e com inúmeras evidências arqueológicas em apenas um metro de depósito. É o sonho de um arqueólogo para encontrar um tal local.

Já foram recuperados mais de 4.300 artefatos de pedra, 3 quilos de ossos de animais, material de casca de ovo, pigmentos de gesso branco, lotes de restos de plantas e carvão.

O depósito havia muitas características tais como bandas de lareiras (antigos lugares de fogo) em torno das paredes das trincheiras de escavação, tão visualmente se pode concluir que o local já havia sido ocupado.

Foram encontrados também evidências de ferramentas feitas com ossos na Austrália datados entre 40.000 a 38.000 anos atrás.

Texto: Cristian Reis Westphal
contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Cristian Reis Westphal

Estudante de Engenharia Química. Desde 2009 lidera o projeto Ciência e Astronomia, que compartilha informações nas áreas da ciência e astronomia. Trabalha com divulgação científica em escolas e disponibiliza telescópios para observações em praças.

Imprensa

No país das declarações

Inserindo valor nos negócios através da sustentabilidade

Inserindo valor nos negócios através da sustentabilidade