in ,

Formigas regastam feridos

Um artigo publicado no New York Times relatou o curioso fato da ação de formigas resgatando formigas feridas.

Pelo menos uma das mais de 12.000 espécies de formigas é altruísta e heróica na batalha.Já imaginou que elas pudessem agir assim?

Mega ponera analis, uma espécie encontrada na África subsaariana, caça cumpins em grupos. Primeiro as formigas saem para reconhecer ninhos de cupins, e então retornam para liderar um batalhão de 200 a 500 formigas para o “buffet” de cupins.

As formigas maiores abrem o ninho.Formigas menores seguem, correndo para pegar a presa. Mas cupins soldados com mandíbulas grandes lutam contra elas, e a taxa de lesão é alta entre os invasores.

Assim, as formigas resgatam seus companheiros feridos, levando-os de volta para o ninho onde eles podem se recuperar para lutar novamente.

Aparentemente, resgatar as formigas feridas é valor só porque elas representam a mesma taxa de novas formigas nascidas por dia. Isso quer dizer que cada membro do batalhão é importante.

Já  reparou que é curioso notar que as formigas agem de forma similar aos seres humanos resgatando seus soldados feridos?

Texto: Karin P Castillioni
contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Karen P Castillioni

Bióloga com Mestrado em Botânica pela UNESP.Desenvolvedora de estudos ligados à ecologia, conservação, sustentabilidade e impactos das alterações climáticas.

Abderrazzak Benchaâbane - Marrocos

Entrevista: Abderrazzak Benchaâbane, etno-botânico, fotógrafo e perfumista de Marrocos

Tesla - Ve[iculos Elétricos

15 minutos de carga num elétrico para 400 quilômetros.