in ,

Limpando os oceanos, uma marina por vez

Dois australianos, Pete Ceglinski e Andrew Turton, velejadores e surfistas, que já passaram a maior parde de suas vidas nos mares e águas de vários continentes se juntaram e resolveram fazer a diferença. Juntos eles criaram uma lixeira, que recolhe lixo, óleo e detritos que flutuam na superfície, e as instalaram em algumas marinas e portos na Austrália. Periodicamente as lixeiras são esvaziadas e parte do lixo que foi recolhido é reutilizado e reciclado. É importante ressaltar que em 4 anos de teste nenhum peixe ou organismo marinho ficou preso nas lixeiras.

O projeto cresceu e os amigos perceberam que expandindo essa ideia eles conseguiriam multiplicar o resultado que tiveram, assim criaram o Projeto Seabin.

De acordo com os criadores do projeto, marinas, portos e iate clubes são lugares perfeitos para começar a limpar os oceanos, já que são lugares de águas calmas e ambiente controlado, que não sofrem tanto com tempestades como o oceano aberto, portanto muito mais fácil de gerenciar.

Parece uma ideia simples, e realmente é. É o mesmo princípio de uma lixeira na rua que é limpa periodicamente e seu conteúdo, quando possível, reciclado. Porém, as lixeiras na rua são responsabilidade de órgãos públicos (normalmente prefeituras), assim como a coleta geral de lixo e aterros sanitários.

E o lixo no mar, a quem pertence? Quem é o responsável em coletar, armazenar e separar? Pois então… o lixo no mar, a poluição nos oceanos, e a responsabilidade de cuidar desse ambiente não é de um órgão público específico, ou de um poder, uma organização. Essa responsabilidade é de todos nós.

Assim como existem pessoas que dizem ‘esse problema não é meu’, existem também pessoas que assumem a responsabilidade e utilizam de ideias de conceitos simples, mas eficientes, e dão o passo inicial para reverterem a situação atual e começar a fazer a diferença no planeta. Torcemos para um mundo cheio de pessoas do segundo grupo, ensinando e conscientizando as pessoas do primeiro.

Para quem quer ajudar, aqui do Brasil mesmo, o projeto aceita doações de $2 a $1000 que podem ser feitas através do site. Para quem quer ajudar mais, pode comprar uma lixeira, direto dos criadores, e instalar o equipamento em nossas marinas, portos e iate clubes. Uma lixeira pronta para ser instalada custa $3825 e também pode ser adquirida pelo site dos australianos.

Para conhecer melhor o projeto e ajudar a limpar os oceanos, uma marina por vez:

http://www.seabinproject.com/

https://www.indiegogo.com/projects/cleaning-the-oceans-one-marina-at-a-time#/

 

 

Autora: Thayná Correia

contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Thayna Correia

Mestre em Oceanografia, Física, Química e Geológica. Especialista em Estudos Ambientais para área petrolífera e Repostas a Derramamento de Óleo em Corpos Hídricos.

Cinco ferramentas para introduzir a linguagem de programação para crianças

Prazos para o lixo