in ,

O que ver no céu em 2017?

2017 chegou e em mais um ano, o céu trás magníficos eventos astronômicos para nós, apaixonados pela ciência. Mas o que o teremos para observar no céu em 2017?

Antes de começar, para o artigo não ficar muito grande e maçante, eu vou comentar superficialmente sobre os eventos que ocorrerão neste ano nos primeiros seis meses, para você colocar na sua agenda, de acordo com que o evento astronômico vai se aproximando, eu vou fazendo um artigo mais específico abordando melhor o tema.

E no mês de janeiro passsado ocorreu no dia 18 a oposição do asteroide/protoplaneta Vesta. Foi a melhor oportunidade em 2017 para observar ao vivo um asteroide, através de instrumentos pequenos. No dia 22, foi observado com auxílio de um binóculo ou telescópio a lua Calisto na parte sul do planeta Júpiter.

O mês de fevereiro já começou com tudo e no dia 1º foi o alinhamento dos planetas marte e Vênus com a Lua em sua fase crescente. O dia 17 será o melhor dia para se observar o planeta Vênus e no dia 26 de fevereiro, teremos o Eclipse Anular do Sul, e pasmem de felicidade, poderá ser observado em várias partes do Brasil \o/ (com transmissão ao vivo do Ciência e Astronomia de várias partes do Brasil).

Em março teremos duas efemérides, uma atrás da outra, no dia 1º com a Lua crescente em conjunção com os planetas Marte e Urano e no dia 2 com a lua da lua ganimedes transitando no disco de júpiter.

Em Abril, no dia 1º teremos o planeta Mercúrio em sua máxima elongação, no dia 7 o planeta Júpiter em sua máxima oposição e entre os dias 22 e 23, teremos a chuva de meteoros das Lirídeas.

Em maio teremos somente entre os dias 6 e 7 a chuva de meteoros das Eta Aquarídeas

E em Junho, para terminar a nossa primeira parte dos eventos astronômicos de 2017, no dia 3 teremos as quatro luas de júpiter bem próximas ao seu disco, podendo ser observados com binóculo ou telescópio, e no dia 15 de junho, teremos Saturno em sua oposição.

Texto: Cristian Reis Westphal
contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Cristian Reis Westphal

Estudante de Engenharia Química. Desde 2009 lidera o projeto Ciência e Astronomia, que compartilha informações nas áreas da ciência e astronomia. Trabalha com divulgação científica em escolas e disponibiliza telescópios para observações em praças.

A solução de logística dos medicamentos … um absurdo NACIONAL.

Teco, o inacreditável fotógrafo cego.