As algas marinhas são responsáveis pela produção de 54% do oxigênio do mundo e os mares atuam como reguladores do clima no planeta. Os dados são do Instituto Brasileiro de Florestas. Sem os serviços prestados pelo oceano, a temperatura poderia ultrapassar 100ºC e inviabilizar a vida na Terra. Além disso, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) indica ainda que peixes e frutos do mar são a principal fonte de proteína para uma em cada quatro pessoas no mundo.
Professor do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), Frederico Brandini destaca a importância do papel dos oceanos, lembrando que eles são o verdadeiro pulmão do mundo. “Neles é que estão as algas marinhas responsáveis pela produção da maior parte do oxigênio consumido no planeta. Se quisermos continuar usufruindo da generosidade oceânica, precisamos melhorar o currículo didático do ensino fundamental. Além da educação, outra forma de preservar os mares é comunicando mais e melhor”, enfatizou.
Outro ponto importante a destacar sobre o papel dos oceanos , refere-se a segurança alimentar dos seres humanos, compondo um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e devem ser cumpridos mundialmente e o Brasil tem papel fundamental nestas metas .
Portanto uma visão sustentável construída por “caixinhas” tipo, “Amazônia”, “Mata Atlântica” , “Pantanal”, termina prejudicando a visão 360 graus sobra e dinâmica da vida no Planeta e criando mitos que em nada contribuem para propagação da informação sistêmica adequada.
Texto: Roberto Mangraviti