Parklets são áreas reservadas ao longo das guias do calçamento público (onde estaciona-se automóveis) que passam por uma adequação urbana, transformando-se em mini praças. Desta forma, os parklets reduzem as vagas disponíveis para estacionar automóveis, aumentando-se as áreas para pedestres e o lazer. Desenvolvido na cidade de São Francisco (EUA) em 2010, a Prefeitura de São Paulo abriu uma concorrência pública para a instalação de 32 dessas unidades. Nas regras definidas pela Prefeitura, os parklets não poderão reduzir em mais de 50% as áreas de zona azul disponíveis na rua em que for instalado. Essas novas minipraças somente serão instaladas em ruas secundárias, segundo estudo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do município. O objetivo do projeto, é transformar a aparência urbana da metrópole, criando “ilhas verdes” que contenham bicicletário, bancos, mesas e até pontos de energia para recarga de celulares, cabendo a responsabilidade da manutenção pelos estabelecimentos comerciais da região. Contudo o dilema já estabelecido, é como qualificar o que venha a ser uma “rua secundária” numa cidade com 6 milhões de automóveis onde não há espaço para circular ou estacionar esses veículos. Naturalmente que a instalação do parklet é estrategicamente essencial para reduzir o número de veículos em circulação, e gerar uma nova cultura urbanística e de mobilidade na cidade. Contudo esta proposta deveria obrigar a Prefeitura a disponibilizar alternativas de transporte público qualificado simultaneamente, estimulando o motorista a não utilizar o próprio veículo, pois diminuir vagas para automóveis representará um compromisso adicional qualitativo para este usuário. Se assim for, a instalação dos parklets atenderá a todos os cidadãos, proprietários ou não de automóveis.
Foto: http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/28893-parklets-em-sp
Parklet localizado na rua Isabel de Castela, 529, em Pinheiros (zona oeste de SP)