in ,

Pegada de Carbono e a ABNT.

Pegada de carbono, é um conceito criado para medir a quantidade total das emissões de gases do efeito estufa causadas diretamente e indiretamente por uma pessoa, organização, evento ou produto.

Conforme publicado pela Revista Exame , a partir de 06 de maio de 2016, as indústrias brasileiras terão uma certificação específica da ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas ( www.abnt.org.br ) para informar a “pegada de carbono” dos produtos produzidos no mercado nacional.

Qual a vantagem disto? Valor competitivo, possibilitando a empresa certificada, inclusive exportar produtos para mercados evoluídos que exigem estas informações.

Paralelamente é fundamental a compreensão de toda sociedade dos processos produtivos para inserção de uma nova cultura empresarial focada no desperdício. Podemos citar como exemplo que ao tomarmos uma xícara de café, estamos consumindo 175 litros de água, utilizada no processo produtivo, envolvendo o plantio, colheita, torrefação, moagem e distribuição. Logo, quando jogamos a sobra de uma garrafa térmica de café no lixo, há que se considerar estes fatores, pois indiretamente estamos jogando também centenas de litros de água, utilizados em toda cadeia produtiva. Este exemplos, bem como o entendimento da pegada de carbono, são informações preciosas para o desenvolvimento de uma cultura de controle do desperdício de uma empresa que pensa no seu futuro.

Autor: Roberto Mangraviti
contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Roberto Mangraviti

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Plano Diretor e agenda ambiental

Educação Escolar Indígena no Brasil