Muito se fala no Brasil, sobre o fanatismo religioso que os evangélicos apregoam em redes de televisão em todo país. Na verdade, incomodando ou não, temos que admitir por justiça, que a motivação deles é indiscutível: Jesus Cristo. Alguns poderão, de outras religiões, ter preferências diversas, como Buda, Maomé, Moises, enfim, mas todas dignas de respeito, desde que o espírito universal do Criador, representado no amor ao próximo seja condição “sine qua non”. Mas inegavelmente a condição da superioridade planetária de Jesus Cristo (não comparando) é também indiscutível, em qualquer religião.
Contudo o vídeo postado dia 24 de Dezembro, pelo agora vereador eleito de São Paulo – Eduardo Suplicy- mostra um perfil típico dos brasileiros, onde suas suas convicções individuais estão a frente da celebração geral da nação e do mundo ocidental. No citado vídeo, véspera de Natal, há alguma sugestão de exercer a prática cristã especialmente no Natal? Algum chamamento ao internauta para dirigir-se até a Praça da Sé, levar um prato de comida para um desgraçado? Ou aconselhando visitar um albergue para levar um panetone para um velhinho esquecido pela desigualdade social? Ou ainda, dirigir-se a um Hospital público para dividir a dor com uma mãe que ali acompanha seu filho às portas da morte, talvez jogado no chão ? Caro internauta, NADA DISSO. O espírito de Natal está em segundo plano frente a necessidade expressada pelo ex-senador ( urgente pois se encerrava naquele dia) de atender outra causa.
O Brasil é um país de fanáticos. Uns por religião. Abusam por muitas vezes da paciência de outrem, descarregando um verdadeiro descarrego de “lições “ … que vão dos programas de televisão até os discursos políticos no Senado.
Outros, são fanáticos por futebol. Uma saraivada de tolices durante o ano todo, de avaliações “táticas”, “psicológicas” ou “comportamentais” dos atletas, que as vezes confunde-se programas esportivos com aula de teoria junguiana .
E outros por partidos políticos. Nem no Natal somos livrados disso. Abrimos o Twitter no dia 24 e encontramos o que? Fora Temer de centenas de internautas. Seguimos para o Facebook … e ? Eduardo Suplicy “nos lembrando” que hoje é o último dia (véspera de Natal) de você ser solidário, humano e justo, afinal justiça é o que todos queremos. E qual é a sugestão do ex-senador ? Ajude na “vaquinha” para juntar fundos para pagar advogados do Lula.
NATAL e JESUS CRISTO estão em segundo plano.
Temos que admitir neste triste contexto, que o fanatismo dos evangélicos é absolutamente normal e justo , afinal é por Cristo, mas no momento em que é celebrado o Natal, a alma do brasileiro comum exala FANATISMO !
Fanatismo é pratica absolutamente inadequada em qualquer área, mas se tivéssemos que pratica-la que fosse de forma caridosa, doando secretamente um livro ou até um abraço, ao invés de expor de forma pública suas próprias convicções, como se fosse a maior verdade do mundo, especialmente em festas religiosas ou datas importantes, como Reveillon.
Portanto, queridos youtubers, twitteiros e semelhantes, sejam caridosos e utilizem estas datas para professar suas crenças em outras áreas. O Natal já passou e estamos próximo do final do pior ano da história econômica do Brasil. Aproveite a “virada” para postarem aquelas coisas “água com açúcar” deixando de lado convicções políticas-futebolísticas-religiosas, para não gerar mais fanatismo e desconforto para internautas em geral.
Afinal é ano novo gente!
E você, caro leitor, é fanático também ou vai postar ao mundo um Feliz 2017 ?
Autor: Roberto Mangraviti
contato@sustentahabilidade.com.br