in ,

Primeiro pivô de irrigação por energia solar é lançado no Brasil

A primeira aplicação de pivô para irrigação alimentada 100% por energia solar fotovoltaica é brasileira. Com potência de 128 kWp, o sistema alimenta um pivô capaz de irrigar 96,4 hectares por uma média de 6 a 8 horas/dia. 

A solução, desenvolvida pela Solbras e Valley, promete ampliar as áreas irrigadas, possibilitando o uso da tecnologia em locais sem acesso à rede elétrica. A inovação foi anunciada um mês após a aquisição da Solbras pela norte-americana Valmont, que também é dona da marca Valley.

“Estamos apresentando o fruto de um trabalho arrojado das duas empresas. Afinal, a potência envolvida no acionamento dos pivôs é alta e a fonte solar é intermitente, o que poderia tornar o funcionamento um pouco instável. No entanto, o dimensionamento correto do sistema fez com que o pivô entregasse todos os parâmetros exigidos para a irrigação”, afirmou Fábio Mucin, diretor de operações da Solbras.

A usina solar fornece energia para uma bomba horizontal que puxa a água de um reservatório e joga para o pivô. A ideia é garantir os parâmetros de pressurização do pivô e de velocidade das rodas com a utilização da energia solar. Com isso, assegura-se a lâmina de água e uma irrigação mínima durante o dia. 

O produto pode ser utilizado em locais onde a logística de diesel é difícil e cara, já que a conjugação com outras fontes de energia alternativas pode ser uma opção para permitir a constância da irrigação, principalmente em dias nublados.

roberto@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Roberto Mangraviti

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Energia Solar em Minas Gerais

“Fazenda” Solar em MG

Educação 4.0

Educação 4.0, na pandemia, circulando pelo Brasil.