in ,

Qual a real cor do Sol?

A grande maioria das pessoas que verem o título deste vídeo, irão se questionar: “Mas é óbvio que o Sol é amarelo! Mas agora eu te pergunto: Você tem certeza? Calma, não recomendo checar, pois você pode machucar seus olhos olhando para o sol.

Da nossa perspectiva, o Sol parece um pouco amarelado, especialmente quando a observamos durante o seu nascer ou durante o pôr do Sol. Mas não se deixe enganar.

Usando um prisma, você pode ver como a luz solar pode ser dividida entre vários espectros de cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Quando você mistura todas essas cores juntas, você obtém branco.

O Sol emite radiação em diferentes comprimentos de onda. No nosso dia a dia, isso pode ser traduzido como “várias cores”. Cada comprimento de onda equivale a uma cor diferente; inclusive as cores que não vemos.

O Sol parece amarelo pela mesma razão que, para nós, o céu tem cor azul: a atmosfera da Terra serve como uma espécie de filtro, fazendo com que determinados espectros que formam a luz solar não cheguem até nós.

O pico das emissões solares se situa na zona espectral que chamamos de “visível”. Na verdade, nossos olhos evoluíram desta maneira, privilegiando esta determinada faixa eletromagnética justamente porque é ela a principal emitida pelo Sol! E, dentro da faixa espectral visível, onde está o pico de emissão? Na cor amarela, certamente… Errado!

O pico de emissão solar varia muito pouco, e se situa entre 475 e 500 nanômetros (o que é um nanômetro? Pegue um metro e divida em um bilhão de pedacinhos; cada pedacinho desses tem um nanômetro de comprimento!).
Essas medidas de comprimento de onda equivalem, respectivamente, ao azul e ao verde. Nosso cérebro “mistura” essas informações e acabamos interpretando a cor do Sol como sendo amarela. Mas, na verdade, o Sol é verde-azulado, se fôssemos realmente definir uma cor.

Autor: Cristian Reis Westphal
contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Cristian Reis Westphal

Estudante de Engenharia Química. Desde 2009 lidera o projeto Ciência e Astronomia, que compartilha informações nas áreas da ciência e astronomia. Trabalha com divulgação científica em escolas e disponibiliza telescópios para observações em praças.

Energia Solar

Empreendimentos utilizando energia solar

Guia Prático de cuidados com filhotes caninos.