in ,

Um dos maiores icebergs do mundo está prestes a se romper na Antártida

Um dos 10 maiores icebergs conhecidos pela ciência, está prestes a se romper na Antártida. A plataforma de gelo Larsen C, foi rompida com o continente sul já há algum tempo, entretanto uma enorme rachadura está ameaçando desprender o segmento de 5.000 quilômetros quadrados de gelo.

O canyon tem sido acompanhado há alguns anos, porém no último mês, ele tem desenvolvido um  ritmo preocupante. Na segunda quinzena de dezembro de 2016, a rachadura cresceu 18 quilômetros. Agora, um enorme pedaço de gelo está sendo retido por apenas um trecho de 20 quilômetros de extensão.

Toda a plataforma de gelo do Larsen C – com duas vezes o tamanho do Hawaii – não vai ainda entrar em colapso, entretanto essa rachadura deve clivar cerca de 10 por cento do normal. Larsen C é a extensão de gelo mais significativa no norte da Antártida. Já está flutuando no oceano, então sua destruição não contribuirá diretamente para a elevação do nível do mar em si.

Pesquisadores da Universidade de Swansea, que usam dados de satélites para monitorar a geleira, observaram que a rachadura é um evento inevitável devido à geografia única da região. A Península Antártica, usada para abrigar uma rede de plataformas de gelo sob o nome Larsen. A Larsen A entrou em colapso em 1995 e a Larsen B desmoronou dramaticamente em 2002.

Texto: Cristian Reis Westphal
contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Cristian Reis Westphal

Estudante de Engenharia Química. Desde 2009 lidera o projeto Ciência e Astronomia, que compartilha informações nas áreas da ciência e astronomia. Trabalha com divulgação científica em escolas e disponibiliza telescópios para observações em praças.

Green traz “Esperanza”

Flores que purificam o ar