in ,

Uma forma de transformar dióxido de carbono em fermento químico

Uma empresa na Índia relata estar transformando o dióxido de carbono capturado de uma caldeira movida a carvão em produtos químicos valiosos, como por exemplo o fermento em pó.

O processo está ocorrendo em uma fábrica de produtos químicos na cidade de Tuticorin. Com a ajuda de uma empresa indiana, a Carbon Clean Solutions, eles dizem que podem economizar 60.000 toneladas de emissões de dióxido de carbono por ano.

A Carbon Clean é gerida por dois jovens químicos indianos, com uma técnica usando sal para se ligar com moléculas de CO2 na chaminé da caldeira a partir de gases de combustão. Este processo de captura de carbono difere dos outros em que ele usa um novo produto químico para retirar o CO2, que é aparentemente mais eficiente do que os produtos químicos atuais. Mais de 90% do CO2 é dito ser capturado.

O carbonato de sódio produzido tem uma variedade de utilizações, que incluem a fabricação de vidro, de edulcorantes
e de detergentes. A planta supostamente tem quase zero emissões agora desde a utilização da técnica.

No ano passado, a planta na Islândia fez um grande avanço quando transformou dióxido de carbono em pedra. Mas ter um subproduto mais útil, como carbonato de sódio, poderia ser mais atraente para as empresas. Em seu website, a Carbon estima que a captura de carbono poderá reduzir cerca de 20% do total das emissões do efeito estufa que contribuem para as alterações climáticas nas próximas quatro décadas.

Texto: Cristian Reis Westphal
contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Cristian Reis Westphal

Estudante de Engenharia Química. Desde 2009 lidera o projeto Ciência e Astronomia, que compartilha informações nas áreas da ciência e astronomia. Trabalha com divulgação científica em escolas e disponibiliza telescópios para observações em praças.

Reciclagem - Destinação dos Resíduos Sólidos

Destinação de Resíduos Sólidos

Pau Brasil

Um berçário de mudas em Mogi Guaçu