Unicórnios são as empresas de tecnologia privadas avaliadas em mais de um bilhão de dólares, antes de realizar o IPO (Initial Public Offering), ou seja, antes de abrir seu capital em bolsas de valores.
A principal característica de uma startup unicórnio é a inovação no mercado em que pertence. Aos poucos, a empresa brasileira BNPETRO se destaca no cenário mundial por ter desenvolvido um processo de pirólise que transforma lixo em biogás e petróleo. A empresa teve sua projeção para os próximos 5 anos avaliada em 16 bilhões de dólares. A avaliação foi feita pelo The Spencer Group, uma empresa de primeira linha sediada em Monte Carlo, Mônaco.
A avaliação da empresa está baseada nas análises laboratoriais e resultados de produtos feitos pelas principais universidades do Brasil e por gigantes do setor de Petróleo, Gás e de Petroquímicos Mundiais. Os resultados demonstrados foram apurados pela planta piloto da BNPETRO em operação na cidade de Itajaí-SC, e consideraram os efeitos da pandemia mundial instalada pelo Covid-19 na economia mundial.
Mesmo em meio às dificuldades de se empreender no país, a captação de investimentos privados, tanto nacionais como internacionais, tem se mostrado atenta ao potencial das empresas emergentes. Em dez meses, o Brasil conseguiu que seis startups atingissem o valor de mercado superior a US$ 1 bilhão.
No Brasil, as atividades da empresa estão diretamente relacionadas ao novo Marco Legal do Saneamento Básico e ao esforço colossal da política de lixão zero, em um país de dimensões continentais, em que cada habitante gera 1 kg de resíduos dia.