in , ,

5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia 5 de junho é uma data que merece bastante destaque no calendário mundial, pois é oficialmente o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Por que essa data foi escolhida?

O dia 5 de Junho foi escolhido em 1972 pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em homenagem ao dia da abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Humano, que aconteceu em Estocolmo. A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Humano, também conhecida como Conferência de Estocolmo, foi a primeira grande reunião de chefes de estado organizada pelas Nações Unidas (ONU) para tratar das questões relacionadas à degradação do meio ambiente. Essa reunião foi marcada pela preocupação com o meio ambiente e estabelecimento de princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta.

Qual é a importância dessa data?

A data tem como finalidade alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente. Além disso, a data propõe que atividades de proteção e preservação do meio ambiente sejam promovidas.

Atualmente, muitos problemas merecem uma preocupação e um cuidado maior por parte dos governantes e da população a fim de que os impactos ambientais sejam minimizados. Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, destacam-se o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, introdução de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, queimadas criminosas, desperdício de água e esgotamento do solo.

Neste ano de 2016, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) nomeou a Angola como o país sede para as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente. Um dos motivos que levaram à escolha de Angola foi o rol de ações tomadas pelo governo para conservar e reconstruir a população de elefantes. Essa escolha está diretamente relacionada com o tema deste ano: a luta contra o comércio ilegal de animais silvestres. Esta é uma questão de particular importância em Angola, onde a caça furtiva ameaça os esforços para reconstruir uma população de elefantes dizimada por uma guerra civil de décadas que começou em 1975.

elefante

O comércio de marfim do elefante e chifre do rinoceronte faz parte dessa ameaça aos animais. O número de elefantes mortos na África anualmente soma mais de 20 mil por ano, em uma população de 420 mil a 650 mil. Além disso, relatórios oficiais mostram que 1.215 rinocerontes foram caçados ilegalmente na África do Sul só em 2014, o que significa que um rinoceronte foi morto a cada oito horas.

Além do comprometimento do país em eliminar a ameaça a esses animais, no início deste ano, também foi proposta pelo governo a revisão do Código Penal a fim de criar punições mais severas para os caçadores ilegais, como parte dos esforços para reverter o dano causado às populações de vida selvagem.

Com isso, a temática deste ano visa principalmente proteger espécies, ecossistemas da extinção, porém os demais cuidados com o nosso meio ambiente continuam igualmente importantes.

hipopotamo

Figuras:

http://observatorio3setor.com.br/noticias/dia-mundial-do-meio-ambiente-reflexao-sobre-a-preservacao-da-vida /

http://www.redeangola.info/marcha-global-pelos-elefantes-e-rinocerontes /

http: //www.africa21online.com/artigo.php?a=16325&e=Ambiente

Referências:

http://web.unep.org/angola-%C3%A9-nomeada-sede-do-dia-mundial-do-meio-ambiente-2016

https://sustainabledevelopment.un.org/milestones/humanenvironment

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. “05 de Junho — Dia Mundial do Meio Ambiente”; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-do-meio-ambiente-ecologia.htm>.

 

Autora: Karen P Castillioni

contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Karen P Castillioni

Bióloga com Mestrado em Botânica pela UNESP.Desenvolvedora de estudos ligados à ecologia, conservação, sustentabilidade e impactos das alterações climáticas.

“Liberdade, Liberdade : História Colonial Brasileira na telinha”

Cinco ferramentas para introduzir a linguagem de programação para crianças