in ,

Banheiro não usa água e produz energia a partir de resíduos humanos

Cerca de 2,5 bilhões de pessoas não têm acesso à instalações de sanitários higienizados, segundo a ONU. Grande parte deste problema está na Índia e na África Subsariana, onde se estima que 10 milhões de crianças menores de cinco anos morreram por conta da falta de um sistema básico de esgoto e higienização desde os anos 2000.
Para ajudar a resolver este problema do mundo moderno, os pesquisadores da Universidade de Cranfield, no Reino Unido desenvolveram uma barato, limpa, ecológica e higiênica nanotecnologia que tem a capacidade de gerar energia.
O projeto Nano Membrane Toilet começou em 2012 e já recebeu apoio financeiro através da Fundação Bill & Melinda Gates, bem como recebendo inúmeros prêmios de design e tecnologia.
O sistema do banheiro funciona da seguinte forma: Depois que o usuário “fazer suas necessidade”, uma bacia rotativa descarta o lixo em um tanque de retenção. Para os resíduos líquidos, existem filtros que ajudam a remover quaisquer patógenos da água. O vapor do líquido é então passado através de um canal, com a ajuda de um gás, para um tubo de condensação que transforma o vapor de volta para o estado líquido, isento de agentes patogênicos.
Esta água não contaminada pode então ser utilizado para irrigação agrícola e para a limpeza doméstica.

Quanto aos resíduos sólidos, acabam sendo armazenados em um tanque onde um parafuso de Arquimedes movido a bateria faz com que o lixo caia em um segundo contêiner, onde é incinerado e assim, produzindo energia através das cinzas.

Embora esta parte do banheiro não esteja desenvolvida ainda nos 100%, os pesquisadores esperam que o sistema será capaz de carregar telefones celulares e outros pequenos aparelhos eletrônicos. No entanto, ao longo do processo, é bastante claro o que acontece com o papel higiênico.

O país de Gana tem sido sugerido como um possível país para o teste do novo design ainda este ano. Depois disso, o banheiro será produzido para os demais países do planeta.

Sendo utilizado em áreas com sistemas de esgoto pobres, os projetistas acreditam que o banheiro poderia ser usado em veículos militares e poderia até mesmo substituir o velho e fiel banheiro químico ecológico.

Autor: Cristian Reis Westphal
contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Cristian Reis Westphal

Estudante de Engenharia Química. Desde 2009 lidera o projeto Ciência e Astronomia, que compartilha informações nas áreas da ciência e astronomia. Trabalha com divulgação científica em escolas e disponibiliza telescópios para observações em praças.

O mapa do Universo em uma imagem

Locais Exóticos- Croácia