in ,

Projeto quer converter dióxido de carbono em pedra

Como uma versão moderna de Medusa, um projeto islandês transforma inimigos em pedra. O inimigo moderno é o dióxido de carbono.

Um estudo publicado na revista Science descobriu que mais de 95% do carbono na nos primórdios da Terra, foi convertido em carbonato rochoso em dois anos. Esta transformação surpreendentemente rápida contrasta com a visão comum de que a imobilização de CO2 como minerais de carbonato em reservatórios geológicos leva várias centenas de milhares de anos.

Os autores atribuem à rápida mineralização do cálcio, ferro, magnésio e íons liberados pelo basalto pelas águas alcalinas em que o dióxido de carbono foi injetado.
Armazenar o carbono como um sólido, em vez de um gás, elimina o perigo associado com reservatórios convencionais, tais como tremores de terra, a remoção da rocha ou de retenção de fugas de gás através de pequenos poros.

Os pesquisadores estipulam uma versão do sistema de forma mecanizada que consegue converter dióxido de carbono em pedra num valor de 100 reais por tonelada. Agora, basta esperarmos os próximos capítulos do projeto.

Autor: Cristian Reis Westphal

O que você acha?

Escrito por Cristian Reis Westphal

Estudante de Engenharia Química. Desde 2009 lidera o projeto Ciência e Astronomia, que compartilha informações nas áreas da ciência e astronomia. Trabalha com divulgação científica em escolas e disponibiliza telescópios para observações em praças.

Programa Cultura Indígena – Capítulo I – O equívoco de Colombo.

Cegos Enxergando