Os anéis de Saturno são incríveis de se observar. Desde que foram observadas pela primeira vez pelo astrônomo Galileu Galilei em 1610, têm sido objeto de interesse científico e interminável fascínio popular. Composto por bilhões de partículas de poeira e gelo, estes anéis abrangem uma distância de cerca de 282,000 quilômetros – que equivale a três quartos da distância entre a Terra e a lua.
Todos os gigantes gasosos do Sistema Solar, de Júpiter a Netuno, têm o seu próprio sistema de anéis – embora as menos visíveis e pitorescas. Infelizmente, nenhum dos planetas terrestres (ou seja, Mercúrio, Vênus, Terra e Marte) têm um sistema deste tipo. Mas como seria o visual de nós aqui da Terra se o nosso planetinha tivesse um sistema de anéis?
Pondo de lado as exigências físicas que seria necessário para um sistema de anéis existir, qual seria a sensação de olhar para cima a partir da Terra e ver belos anéis?
E foi esse questionamento que inspirou Kevin Gill, um engenheiro de software que executa visualizações de dados científicos para o Jet Propulsion Laboratory da NASA, para criar “anéis sobre a Terra”.
Usando fotos tiradas em suas férias ao longo dos anos, e usando photoshop e softwares de animações, como o Maya, Gill foi capaz de sobrepor anéis de Saturno para fotografias que mostram o céu da Terra.
Ao fazer essas montagens, ele foi capaz de dar aos espectadores uma ideia realista do que seria olhar para o céu e ver um sistema de anéis semelhantes ao de Saturno – especificamente a partir dos locais de New Hampshire, Vale de San Bernadino, o Observatório Griffith em Los Angeles, e Pasadena, Califórnia. E como você pode ver pelas fotos, o resultado final é bastante impressionante:
Autor: Cristian Reis Westphal
contato@sustentahabilidade.com.br