in ,

O medicamento de Alzheimer pode ser usado para regenera naturalmente os dentes

Os pesquisadores encontraram uma maneira de regenerar dentes podres. Usando uma droga normalmente utilizada para tratar as pessoas com doença de Alzheimer, uma equipe de cientistas conseguiu reparar cavidades, estimulando as células-tronco que vivem naturalmente no dente para reconstruir seu tecido ósseo denso.

 

Enquanto os dentistas podem tratar cárie dentária e cavidades, a solução nem sempre é satisfatória. Os cimentos atuais usados ​​para preencher os buracos podem rachar ou desintegrar, muitas vezes levando a repetidos trabalhos para as piores cavidades.

Os dentes são compostos de diferentes camadas. Enquanto o topo do dente é formado por uma camada de esmalte resistente, por baixo dela se encontra uma camada grossa de dentina, que envolve um núcleo macio. O centro do dente contém células estaminais, mas isso só pode levar a um reparo limitado na dentina e não é suficiente se o dano ou buraco no dente for muito grande.

A equipe testou o fármaco em camundongos, tratando suas cavidades com uma esponja de colágeno biodegradável embebida na droga. Com o passar do tempo, a esponja degradou-se e foi substituída por dentina recém-sintetizada, efetivamente um trabalho de reparo natural pelas próprias células-tronco do dente. Este método incentiva o corpo a curar-se, livrando de muitos dos problemas que muitas vezes flagelam técnicas atuais.

A simplicidade da abordagem torna ideal como um produto dental clínico para o tratamento natural de grandes cavidades, fornecendo tanto a proteção da pasta, como restaurar a dentina.

Além disso, usando uma droga que já foi testada em ensaios clínicos para a doença de Alzheimer, a mesma fornece uma oportunidade real para obter este tratamento odontológico rapidamente em clínicas.

Texto: Cristian Reis Westphal
contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Cristian Reis Westphal

Estudante de Engenharia Química. Desde 2009 lidera o projeto Ciência e Astronomia, que compartilha informações nas áreas da ciência e astronomia. Trabalha com divulgação científica em escolas e disponibiliza telescópios para observações em praças.

Programa Cultura Indígena- Capítula 22 – Os Tikunas e a liderança We’e’ena Miguel.

Casas André Luiz – Eficiência e carinho na gestão da pessoa com deficiência.