in ,

A tecnologia da Realidade Virtual para fazer compras

As lojas de rua estão a cada dia se aprimorando em proporcionar novas oportunidades para a interação entre loja e cliente. Os consumidores se acostumaram a fazer compras usando uma variedade de dispositivos e a imensa popularidade dos smartphones, fazendo que os dispositivos móveis sejam novos canais de comunicação e distribuição ao redor do planeta. Talvez esta mistura do mundo real e on-line sejam votos precursores para o que pode ser a “próxima grande coisa” no mundo das compras com a realidade virtual.

A Realidade Virtual (VR) fornece experiências através de um óculos de proteção que bloqueia o mundo real e faz o usuário mergulhar em um virtual. Este distingue-se de realidade aumentada (RA), onde camadas de conteúdo digital podem ser cobertos sobre o mundo real, fornecendo acesso a ambos. É possível adicionar um compromisso mais profundo com o mundo virtual através da incorporação de outros sentidos, por exemplo, controles de mão tátil para manuseio e manipulação de objetos.

No entanto, o uso da tecnologia pelos varejistas na loja tem sido desigual. A disponibilidade de lojas com Wi-Fi tem aumentado, e algumas lojas oferecem telas sensíveis ao toque e tablets para os clientes navegarem e pesquisarem por itens e procurar informações. Mais comuns são as telas de vídeo que exibem coleções de moda, muitas vezes ligados a aplicativos que oferecem looks inspiradores.

https://www.youtube.com/watch?v=08S86X_5Crs

Mas onde que entra a realidade virtual nas lojas? Podemos esperar para ver novas formas de exposição de produtos dos varejistas através desta tecnologia. A Sony, com base em sua experiência adquirida pelo Playstation, pretende adicionar movimento para a experiência do usuário. Algumas marcas já testaram suas lojas virtuais, onde os clientes utilizando a Realidade virtual poderiam um dia ter a mesma experiência de visitar uma loja famosa sem a necessidade de deixar a sua casa, onde pode ser visto no vídeo acima.

Texto: Cristian Reis Westphal
contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Cristian Reis Westphal

Estudante de Engenharia Química. Desde 2009 lidera o projeto Ciência e Astronomia, que compartilha informações nas áreas da ciência e astronomia. Trabalha com divulgação científica em escolas e disponibiliza telescópios para observações em praças.

Programa Cultura Indígena – A trilha do Peabiru – Patrimônio da Humanidade – Capítulo 9

PEC 241 – O número de um leito de gente doente .