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Dia do Meio Ambiente

Neste mês de Junho, quando é celebrado o Dia do Meio Ambiente, data esta estabelecida pela Organização das Nações Unidas, esta coluna completa 6 meses. Neste período, procurou-se utilizar este precioso espaço para apresentar uma visão nada lúdica e focada em aspectos econômicos para demonstrar a verdadeira importância que o tema merece.
O jornalista e pesquisador Eduardo Bueno , estima que a coroa portuguesa transportou 7 milhões de árvores de pau-brasil para Portugal durante a colonização. Por ações depredatórias desta magnitude que a ONU institui o Dia do Meio Ambiente como alerta aos excessos cometidos contra as riquezas do Planeta. Contudo apesar desses abusos, os conceitos de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa , como destacado em colunas anteriores, são preocupações centenárias na existência da humanidade. Naturalmente que ganha relevância nos dias de hoje dada a escassez de recursos em razão da própria população do planeta que supera 6 bilhões de habitantes. No século 18 o Ouvidor Pardinho já punia de forma pecuniária, os caçadores nos arredores de Curitiba que desrespeitassem a fauna e em 1896 Svant Arrhenius, químico sueco previu o aquecimento global. Nos dias de hoje, economistas alertam que será necessário um aumento de 500% na eficiência da produção para atender a demanda desta população, nos próximos 20 anos, em face dos escassos recursos naturais. Será também necessário um dramático aumento na produção de energia limpa, para que a economia não seja afetada. E o Brasil possuí todas as possibilidades de ser muito pouco afetado por esta crise, por possuir as maiores reservas natural e hídrica além da imensidão costeira para produção eólica e captação solar. Contudo não se percebe nas empresas como um todo, uma busca consistente por substituição de fontes energéticas, redução de custo operacional através da inovação ou conscientização efetiva da população pelos órgãos públicos quanto a produção de lixo ou uso consciente de energia. Há portanto um longo percurso pela frente no desenvolvimento de um novo DNA especialmente entre as médias e pequenas empresas, para utilização destas novas tecnologias e conscientização das necessidades em produzirmos com eficiência e respeito ambiental. Esperamos de alguma forma, ter contribuído nestes 6 meses, na divulgação do tema de forma clara e objetiva . Importante destacar o auxílio luxuoso do amigo Ricardo Rose, Diretor de Meio Ambiente da Câmara Brasil Alemanha, nesta missão, compartilhando o espaço e disponibilizando seu conhecimento com temas relevantes.

Até breve.

Roberto Mangraviti – Consultor da Trade Marketing –
rmangraviti@trademarketing.com.br

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Escrito por Roberto Mangraviti

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

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