A Escola Municipal Helen Keller, direcionada para educação de alunos com deficiência auditiva (jovens e ou adultos), está iniciando trabalho pioneiro de inclusão social, através de um Projeto de Sustentabilidade e de Responsabilidade Social Corporativa.
O Projeto desenvolvido pela Trade Marketing possui profissionais com conhecimento específico na área de Sustentabilidade e que voluntariamente estão trabalhando para Escola.
Na visão desta empresa, a propagação do conceito de Sustentabilidade, inicia-se na escola. A Escola Municipal Helen Keller foi escolhida por atender alunos que possuem limitações naturais e sócias econômica desfavoráveis para a extensão do entendimento destes conceitos, inclusive através da mídia.
Em vista destas necessidades, Roberto Mangraviti, nascido no bairro da Aclimação e Diretor da Trade Marketing, idealizou um projeto que através da Sustentabilidade proporcionará a inclusão social dos alunos, gerando oportunidades, especialmente de trabalho. O executivo entende que sendo a sustentabilidade uma matéria, hoje obrigatória, não tem a difusão adequada.
Iniciou o Projeto com três palestras aos alunos e funcionários da Escola, mostrando através de slides, os problemas energéticos do planeta e a necessidade imperiosa de economizar, água, eletricidade e alimentos.
A partir daí o executivo procurou parceiros na iniciativa privada e imediatamente o Shopping Plaza Sul, ofereceu apoio através da doação da caixa de compostagem para produção de adubo na própria Escola com sobras provenientes da cozinha. Além disso, doaram-se lixeiras para o refeitório, objetivando a separação dos resíduos, com mensagens na linguagem em braile, para atender aos alunos com deficiência visual que também compõem o quadro discente.
Em razão dessa imediata sinergia, surgiu a idéia de entregarem-se as lixeiras aos alunos num evento no próprio Shopping Plaza Sul, atraindo na oportunidade, empresários, Ong´s e lojistas, através do I Encontro de Sustentabilidade – Uma Estratégia Ética de Negócios.
O evento ocorrido no último dia 25 de novembro teve o apoio da Câmara de Comércio Brasil Alemanha, que o divulgou através dos seus empresários associados.
Além do próprio Mangraviti, que palestrou mostrando a visão do consumidor sobre as empresas que praticam a sustentabilidade, destacou-se também a apresentação da Gerdau, através de seu Diretor Marcos Koscak que mostrou as ações voluntárias de seus funcionários através do plantio de árvores que é feito em todo Brasil.
No encerramento, a Gerente de Sustentabilidade Elizabeth Morita do Grupo Sonae, proprietário do Shopping Plaza Sul, apresentou o trabalho executado por essa organização.
Em 2011, haverá um calendário de palestras dirigidas aos alunos da Escola Helen Keller, além da orientação aos funcionários para auxiliá-los na produção do adubo.
Em razão da consistência do trabalho, Mangraviti destacou que algumas Empresas estudam de forma clara e objetiva, maneiras de associarem sua logomarca ao Projeto.
Nosso jornal, no exercício do compromisso jornalístico verdadeiro, estará divulgando e acompanhando durante todo ano as ações dessas empresas voluntárias e colocará a redação do jornal à disposição para as demais empresas que queiram se associar a esta idéia, além de informar o email do gestor do projeto: rmangraviti@trademarketing.com.br
Nosso Bairro que possui uma das mais belas áreas preservadas da cidade,é o local ideal para o desenvolvimento desta idéia, através do tradicional Helen Keller.