BRASIL … um porto seguro?
A palavra “oportunidade” representa um momento ou ocasião adequada para realização de algo. É oriunda da expressão latina ob portus, que significava literalmente “para o porto”. Isto porque desde a época dos fenícios atracar num porto seguro, era algo muito desejado não só pelos navegadores. Em tempos de globalização a importância dos portos, é um dos fatores que caracteriza a inserção de um país dentro do contexto mundial. Neste conceito a China mostra-se gigantesca, mantendo 07 entre os 10 maiores portos em movimentação de carga no mundo. O porto de Santos (SP) o maior do Brasil, ocupa apenas a posição 38.a, movimentando 10 vezes menos carga que o porto de Xangai. Contudo atracar num porto seguro nos dias de hoje, ganha relevância outro conceito ligado a chamada “saúde dos mares”. Isto porque todo navio transposta água de lastro, que equilibra o barco e dá sustentação para a viagem. Ao chegar ao destino, a embarcação é obrigada a lançar a água de lastro ( recolhida no porto anterior) transferindo portanto para outro habitat bactérias e micro organismos que não encontram predadores naturais, desequilibrando assim os portos através da proliferação descontrolada. A legislação brasileira obriga as embarcações lançarem a água de lastro antes de adentrarem as 200 milhas brasileiras regulamentares, mas lançar o lastro tão distante do destino aumenta o consumo de combustível pois obriga maior esforço dos motores, caso haja pouca carga sendo transportada. Quanto aos riscos e a saúde dos mares, tema fundamental, abrangente e técnico, será em breve abordado pela nossa colunista especialista no assunto Thayna Correia.
1º – Xangai, China
2º – Cingapura, Cingapura
3º – Shenzhen, China
4º – Hong Kong, China
5º – Busan, Coréia do Sul
6º – Ningbo, China
7º – Qingdao, China
8º – Guangzhou, China
9º – Dubai, EUA
10º – Tiabjin, China
38º – Santos, Brasil