in ,

Caminhada pela Vida

Setembro Amarelo é um movimento mundial para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos. De cada suicídio,  seis a dez outras pessoas são diretamente impactadas, sofrendo sérias consequências difíceis de serem reparadas.  Estas informações foram colhidas junto ao CVV – Centro de Valorização da Vida, engajado nesta campanha. E o Portal SustentaHabilidade se solidariza com esta ação, pois entendemos que o suicídio, agride o conceito natural da vida (assim como queimadas, poluição etc) sendo a existência humana  a mais perfeita forma de vida no Planeta. Vale lembrar  as altas taxas de suicídio mesmo em países desenvolvidos economicamente, comprovando que o desequilíbrio mental é que conduz a este ato terminal, independente de outras situações.  Por estes motivos, que o suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. E pelo menos o triplo disso tentou tirar a própria vida e outras chegaram a pensar em suicídio,  como destaca o CVV.

CVV

Este conjunto de estatísticas dramáticas são combatidas através da  “Caminhada pela Vida “  , visando minorar esta tragédia humana. Cabe aqui destacar que o voluntariado, que felizmente também  se alastra pelo mundo,  é uma das maiores dinâmicas de prevenção destas mortes, pois os atendentes do CVV, são cidadãos com olhar voltado para o próximo e consequentemente para o mundo. E muitos desses voluntários, abrem mão do convívio familiar em datas comemorativas ,como o  Natal e Reveillon, dirigindo-se  ao CVV para atenderem pessoas inclinadas ao suicídio, especialmente  nestas datas.

O que você acha?

Escrito por Roberto Mangraviti

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Coluna Dependência Química

TV Cliente no Alvo da Comunicação