in ,

Charles Darwin – A voz da Evolução

Talvez ninguém tenha influenciado o nosso conhecimento sobre a vida na Terra tanto quanto o naturalista inglês Charles Darwin. Este documentário mostra a trajetória de Darwin desde sua juventude, passando pelas viagens em busca de respostas sobre a evolução até a chegada a Galápagos. Dessa intensa jornada, nasceu a Teoria da Evolução das Espécies, que revolucionou o mundo. Mas, até alcançar esse feito, Darwin trabalhou em segredo anos a fio, pois os conceitos que pesquisava iam contra a ciência e a moral de sua época. O tempo encarregou-se de reconhecer sua teoria e obra A origem das espécies, publicada em 1859 e estudada até hoje por cientistas em todo o planeta.

Quer conhecer um pouco mais sobre a vida deste tão importante naturalista que influencia a ciência até hoje? Prepare a pipoca, acesse o link a seguir e viaje nessa interessante história de Charles Darwin.

Link para o documentário “Charles Darwin – A Voz da Evolução”:

Mais detalhes sobre Darwin:

Charles Robert Darwin, (12 de fevereiro de 1809, 19 de Abril de 1882) foi um naturalista britânico que desenvolveu a teoria da evolução pela seleção natural, agora, a teoria unificadora das ciências da vida. Ele explicou a origem de todos os diversos tipos de seres vivos e como eles se adaptaram a seus ambientes particulares

Darwin começou a se interessar por história natural na universidade enquanto era estudante de Medicina e, depois, Teologia. A sua viagem de cinco anos a bordo do Beagle e escritos posteriores trouxeram-lhe reconhecimento como geólogo e fama como escritor. Suas observações da natureza levaram-no ao estudo da diversificação das espécies e, em 1838, ao desenvolvimento da teoria da Seleção Natural. Consciente de que outros antes dele tinham sido severamente punidos por sugerir ideias como aquela, ele as confiou apenas a amigos próximos e continuou a sua pesquisa tentando antecipar possíveis objeções. Contudo, a informação de que Alfred Russel Wallace tinha desenvolvido uma ideia similar forçou a publicação conjunta das suas teorias em 1858.

Em seu livro de 1859, “A Origem das Espécies” (do original, em inglês, “On the Origin of Species”), ele introduziu a ideia de evolução a partir de um ancestral comum, por meio de seleção natural. Esta se tornou a explicação científica dominante para a diversidade de espécies na natureza. Ele ingressou na Royal Society e continuou a sua pesquisa, escrevendo uma série de livros sobre plantas e animais, incluindo a espécie humana, notavelmente “A descendência do Homem e Seleção em relação ao Sexo” (“The Descent of Man, and Selection in Relation to Sex”, 1871) e “A Expressão da Emoção em Homens e Animais” (“The Expression of the Emotions in Man and Animals”, 1872).

Referências:

http://darwin-online.org.uk/

http://videos.blog.br/documentario-sobre-charles-darwin-voz-evolucionismo/

Autora: Karen P Castillioni

O que você acha?

Escrito por Karen P Castillioni

Bióloga com Mestrado em Botânica pela UNESP.Desenvolvedora de estudos ligados à ecologia, conservação, sustentabilidade e impactos das alterações climáticas.

Dor de ouvido em animais

Conheça a “tatuagem temporária” que mostra quando você estiver bêbado