Embriaguez e tatuagens são duas coisas que em primeira instância nós não conseguimos encontrar uma ligação em comum. Entretanto, isso pode mudar segundo uma nova tecnologia sendo desenvolvida
Os cientistas e engenheiros da UC San Diego desenvolveram um sistema de sensores em forma de uma “tatuagem temporária” que é capaz de dar uma indicação sobre a quantidade de álcool que você tem em seu corpo.
A equipe de nanoengenheiros revelou recentemente o seu projeto em um estudo publicado no American Chemical Society. Funciona por meio de um sensor eletroquímico que é capaz de detectar níveis de álcool através das quantidades imperceptíveis de suor presentes na pele.
Os sensores estão localizados em uma fina película que os pesquisadores apelidaram de “tatuagem temporária.”
É um emplastro de hidrogel que contém eletrodos e pilocarpina, uma droga que induz a transpiração. Ele também possui uma placa de circuito flexível para processar essas informações, que monitora o nível de álcool no prazo de 15 minutos. Usando uma conexão Bluetooth, você será capaz de ver a quantidade de álcool presente em seu corpo através de um aplicativo de smartphone especialmente projetado.
“Quando você está em uma festa ou em um bar, este sensor pode enviar alertas para o seu telefone para que você saiba o quanto você andou bebendo,” relatou Jayoung Kim, engenheiro Ph.D. em Ciência dos matérias e co-autor do projeto.
“Esta tecnologia oferece uma maneira precisa, conveniente e rápida para monitorar o consumo de álcool para ajudar a impedir as pessoas de dirigir embriagado”, acrescentou o principal autor do projeto Joseph Wang, professor de nanoengenharia UC San Diego.
Autor: Cristian Reis Westphal
contato@sustentahabilidade.com.br