in ,

Cientistas e historiadores ficam em alerta sobre a Estátua de David, de Michelangelo

A estátua de David, esculpida por Michelangelo, tem sido permanente uma obra impressionante a mais de 500 anos. No entanto, mesmo esta famosa obra prima, está à mercê dos elementos e da velhice.

Os cientistas e historiadores de arte estão cada vez mais preocupados com a estátua de 5,2 metros, pois ela pode se desmoronar durante o próximo terremoto que houver na Itália. Como ocorre em todas as obras que são bem antigas, os tornozelos de David estão apresentando fraturas microscópicas, particularmente na base da perna direita.

Os admiradores da arte os notaram no século XIX, e mais recentemente os cientistas tentaram traçar essas fraturas.

Em 2014, os geocientistas italianos lançaram um estudo onde tentaram compreender as fraturas criando miniaturas da escultura de David de 10 centímetros de altura e as submeteram a um terremoto artificial. Eles descobriram que os modelos poderiam romper os tornozelos e facilmente cair se um terremoto movesse a estátua mais de 15 graus.

Estes dados foram recentemente presenciados, depois do mês de agosto e outubro de 2016, onde terremotos atingiram o centro – norte da Itália. Junto com a trágica perda de mais de 300 vidas, vários monumentos e museus da Itália foram danificados.

Os cientistas que trabalham no museu têm uma solução. Eles esperam instalar uma camada “anti-sísmica” debaixo da base da estátua, onde poderia ajudar a estátua a se estabilizar durante um terremoto. Outra equipe espera analisar ainda mais a estrutura da Galleria dell’Accademia, e ver outros métodos contra um terremoto forte.

Texto: Cristian Reis Westphal
contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Cristian Reis Westphal

Estudante de Engenharia Química. Desde 2009 lidera o projeto Ciência e Astronomia, que compartilha informações nas áreas da ciência e astronomia. Trabalha com divulgação científica em escolas e disponibiliza telescópios para observações em praças.

Porto de Açu, Eike, Cabral… crimes ambientais eram os prenúncios.

Programa Cultura Indígena – O Debate de um Cacique com um Astrônomo, e a Etnoastronomia – Capítulo 21 (Parte 1)