Os produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) com ativos naturais estão conquistando o mercado nacional. De acordo com o levantamento da Mintel, empresa global de pesquisa de mercado, o número de produtos de beleza e cuidados pessoais com ingredientes verdes ou orgânicos, por exemplo, lançados no Brasil aumentou em 23,1% no período de 2018 a 2023.
“No mercado brasileiro, os consumidores têm se mostrado cada vez mais interessados por produtos que contenham ingredientes naturais e/ou orgânicos. E se, até então, esses produtos eram ‘nichados’ e restritos a empresas de pequeno porte, hoje em dia, mesmo marcas grandes e multinacionais têm passado a empregar mais ingredientes verdes em suas fórmulas”, explica Amanda Caridad, analista sênior de beleza e cuidados pessoais da Mintel, empresa global de pesquisa de mercado.
Entre os motivos que têm impulsionado esse movimento está o comportamento dos consumidores que buscam utilizar produtos de marcas com compromissos socioambientais e também a atenção com o bem-estar. “O interesse dos brasileiros por produtos formulados com ingredientes naturais e veganos está conectado em sua preocupação com a saúde, mas também no desejo por escolher marcas e produtos alinhados aos seus valores pessoais”, ressalta Caridad.
Cosméticos naturais, tecnologias verdes e processos de sustentabilidade estão entre as tendências do mercado mundial de cosméticos. No mês de setembro, os temas serão um dos pilares do evento líder de matérias-primas e ingredientes para produtos de beleza, perfumaria e cuidados pessoais na América Latina, a in-cosmetics Latin América, nos dias 27 e 28, no Expo Center Norte, em São Paulo.