O Dia da Árvore foi criado no Brasil pelo presidente Castelo Branco, em 24 de fevereiro de 1965. Essa comemoração oficial teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872, quando o político e jornalista Julius Sterling Morton decidiu plantar uma grande quantidade de árvores. A data ficou conhecido como “Day Arbor”, um marco ecológico da conscientização e preservação.
Cada região brasileira possui uma árvore típica como seu símbolo. No Norte, a castanheira; no Nordeste, a carnaúba; no Centro-Oeste, o ipê-amarelo; no Sudeste, o pau-brasil; e no Sul, o pinheiro-do-paraná ou araucária.
Hoje, muitas empresas estão preocupadas e entraram na luta pela preservação do meio ambiente, focando em uma gestão responsável dos recursos naturais e não somente para a geração de riqueza e consumo. Dentro das metas, inclusive, influenciar o comportamento sustentável do consumidor, que já busca mais alternativas aos produtos tradicionais.
O meio ambiente pede uma atenção maior de políticas públicas que mirem à conservação de florestas. O processo de harmonização das atividades exploratórias ainda se desenvolve, mas existem algumas iniciativas que já chamam a atenção e geram resultados satisfatórios.
Hoje em dia é possível a abertura de contas digitais preservando o patrimônio e a Natureza, simultaneamente.
Importante, o cidadão ter a consciência de que devemos retornar à sociedade e à natureza tudo o que ela nos proporciona de bom.