Enquanto várias pessoas comemoravam o dia das bruxas, a NASA estava ocupado olhando para uma variedade de alvos em Marte com a sua ampla gama de instrumentos a bordo do rover Curiosity. A pedra de aparência esquisita certamente fará com que blogueiros de sites sensacionalistas escrevam que se trata de um artefato alienígena ou talvez uma cabeça robótica.
A rocha em questão foi apelidada de “Egg Rock” por pesquisadores do Centro de Astrogeologia no Arizona. Ele foi estudado através de um equipamento que dispara lasers em um alvo e, em seguida, analisa a luz emitida pela rocha vaporizada para descobrir de qual material a amostra é feita.
Embora a análise ainda esteja em andamento, a equipe do Arizona State University que está a frente das análises, sugerem um pequeno meteorito de níquel-ferro como o candidato mais provável. O Curiosity encontrou meteoritos em Marte antes, mas estes pareciam muito mais polidos do que os descobertas.
Pedaços de meteoritos como este são muito comuns em Marte devido à sua atmosfera, o que é significativamente diferente do da Terra. O Planeta Vermelho tem, em média, 1% da pressão atmosférica do nosso planeta, o que ajuda meteoros, especialmente os mais densos, atingirem o solo intacto.
Texto:Cristian Reis Westphal
contato@sustentahabilidade.com.br